A Divisão Policial de Ponta Delgada, no âmbito da sua actividade operacional regular, desenvolveu um conjunto de acções que culminaram com a detenção de 21 indivíduos, de ambos os sexos, ente 19 e 24 de Janeiro.
Foi detido um indivíduo, de 17 anos, no concelho da Lagoa, pela suspeita da prática de um crime de violência doméstica contra a sua avó de 62 anos, através de ameaças de morte.
Um outro indivíduo, de 59 anos, foi detido no concelho da Lagoa pelos crimes de violação de proibições – em período de proibição de condução de veículo –, crime de resistência com ameaça agravada contra Agente de Autoridade e pelo crime de condução de veículo sob a influência de álcool, apresentando uma taxa superior a 1,20 gramas por litro.
No concelho de Ponta Delgada, foi detido um indivíduo, de 25 anos, pelo crime de ofensa à integridade física na forma tentada (tentativa de atropelamento), no decorrer de uma operação de fiscalização rodoviária.
Outro indivíduo, de 28 anos, foi detido pelo crime de ameaça e coacção a Agente de Autoridade e tentativa de atropelamento durante a acção de fiscalização.
Foi detido um indivíduo, de 55 anos, no concelho da Lagoa, pelo crime de cumplicidade com dolo, por estar a ensinar a sua filha, de 15 anos, a conduzir um veículo na via pública, sem esta possuir habilitação legal.
Igualmente detido foi um indivíduo de 30 anos em flagrante delito, pela presumível prática de um crime de furto qualificado, através de arrombamento da porta de um estabelecimento comercial.
Foram detidos dois indivíduos, de 32 e de 59 anos, nos concelhos de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, pela prática do crime contra a Autoridade Pública.
Acresce a detenção de um indivíduo, de 50 anos,pela suspeita dos crimes contra a reserva da vida privada e de violação do domicílio em local vedado ao público.
Foram detidos sete indivíduos, com idades entre os 23 e de 63 anos, nos concelhos da Ribeira Grande e de Ponta Delgada, um pelo crime de condução sem habilitação legal e seis pelo crime de condução de veículo sob a influência de álcool, apresentando uma taxa superior a 1,20 gramas por litro.
Foram, ainda, executados cinco mandados de detenção e condução, emanados pela Autoridade Judiciária competente, de cinco indivíduos, com idades entre os 29 e os 32 anos, nos concelhos de Ponta Delgada, da Ribeira Grande e da Povoação, para assegurar a presença em diligências processuais no tribunal.
A Divisão Policial de Angra do Heroísmo procedeu à detenção de três homens.
Foi detido um homem, de 46 anos, no concelho de Angra do Heroísmo, pelo crime de condução de veículo sob a influência de álcool, apresentando uma taxa superior a 1,20 gramas por litro.
Foram também executados dois mandados de detenção e condução, emanados pela Autoridade Judiciária competente, de dois indivíduos, de 49 e de 63 anos, no concelho de Angra do Heroísmo, para assegurar a presença em diligências processuais no tribunal.
A Divisão Policial da Horta deteve três indivíduos, do sexo masculino. No concelho das Lajes do Pico, foi detido um homem de 51 anos pelo crime de condução de veículo sob a influência de álcool, apresentando uma taxa superior a 1,20 gramas por litro, interveniente em acidente de viação.
Foram executados dois mandados de detenção e condução, emanados pela Autoridade Judiciária competente, de dois homens, de 40 e de 42 anos, no concelho da Horta, para assegurar a presença em diligências processuais no tribunal.
Nos Açores, no período de 19 a 24 de Janeiro, foram registadas 61 ocorrências de acidentes de viação que provocaram 17 feridos, além dos danos materiais.
O Comando Regional da PSP dos Açores recomenda a todos os cidadãos ou vítimas que, sempre que tenham conhecimento de situações suspeitas ou relacionadas com a prática de ilícitos, contactem, no mais curto espaço de tempo e por qualquer via, qualquer Esquadra da PSP a fim de accionar a intervenção policial em tempo útil e em prol de um melhor serviço à comunidade