Edit Template

No início era só um posto de gasolina e hoje em dia é muito mais do que uma estação de serviço

Na freguesia de Santo António há um posto de gasolina que é muito mais do que uma estação de serviço. O negócio é gerido por José Oliveira e Edileia Batista.

Ali, que é também uma loja autorizada de venda de gás Galp, no Vanguarda Cofee há uma cafetaria, um jet wash, mas também a Rulote Cantinho Brasileiro.

“O negócio
tem corrido bem”

José Oliveira, de 69 anos de idade completará mais um aniversário no próximo mês de Agosto.
O nosso entrevistado esteve à frente da Cooperativa de Santo António durante oito anos, mas também foi Presidente do Clube Desportivo Santo António durante uma década. Desses tempos diz, que “tem saudades de alguns, mas de outros não”.
Entretanto, surge a possibilidade de assumir o negócio do posto de gasolina, que no início era só mesmo uma instalação de abastecimento de combustíveis. “Abrimos o negócio em nome individual, mas depois fizemos uma parceria com a Galp”, grupo de empresas portuguesas no sector de energia, “há cinco anos”.
Daí para cá, “o negócio tem decorrido bem, graças a Deus. Com muito trabalho, é certo, mas vamos andando”, até porque “de Santo António até à Freguesia dos Ginetes não outra estação de serviço”.
José Oliveira é mesmo natural de Santo António, freguesia que lhe diz muito. Aliás, “Santo António significa tudo para mim”, que considera ser “o pai das Capelas”, justificando, que a freguesia onde cresceu, “nasceu primeiro do que as Capelas”.
Fizemo-lo ver, que ao contrário de Santo António, Capelas já é vila, mas José Oliveira fundamentou, que “Santo António cresceu para as Capelas”.
Diariamente, José Oliveira trabalha no posto de gasolina, que tem ainda mais cinco colaboradores. Levanta-se às 06h00 e fica até às 24h00. “Descanso só o tempo que é preciso”, rematou.

Capacidade de inovar

Edileia Batista, de 46 anos de idade é natural do nordeste do Brasil, da Baía, interior de Salvador.
Edileia Batista já está em Portugal há 20 anos, mas anteriormente tinha estado a viver no Porto, a cidade invicta, onde esteve cinco anos.
Veio cá de férias e conheceu José Oliveira, resolvendo mudar de vez para cá. O casal tem dois filhos. “Estava destinado”, comentou.
Depois da estação de serviço, a aposta foi ter um jet wash para limpeza e lavagem de carros. “O negócio do posto de gasolina estava indo bem, então resolvemos apostar no jet wash, mas não ficamos por aí, já que também acabamos por adquirir uma rulote”, que está numa esplanada coberta.
“De início era só a rulote estacionada num espaço que é nosso, que chegou a ser uma garagem, com algumas mesas e guarda-sóis, mas depois a pedido dos clientes, decidimos cobrir o espaço e deu certo”.
Entretanto, através da procura de clientes e incentivo de pessoas, vai ser inaugurado ainda este ano, um salão para cabeleireira, esteticista e barbearia. O casal aguarda agora o processo de licenciamento, que está já quase concluído, faltando também ultimar alguns pormenores.

Outros projectos em estudo

O casal equaciona, do mesmo modo, levar por diante outros projectos, que espera ver concluídos, se possível, ainda este ano, até porque manter certas informações em sigilo pode ser vantajoso para todo e qualquer empreendedor.
A capacidade que o casal tem tido em inovar para melhor servir os seus clientes, tem surpreendido. “Pensávamos que éramos só nós os dois, mas depois tivemos de contratar um colaborador, mas neste momento temos dado trabalho a muita gente e futuramente vamos precisar de mais pessoas para trabalhar, por exemplo, no salão”, precisou Edileia Batista. Neste momento, em todas as áreas de serviço são oito os colaboradores, mas num futuro próximo serão contratados outros quatro: mais um para a rulote e três para o salão (cabeleireira, esteticista e barbeiro).
Significa isto, que “as perspectivas para o futuro são as melhores”, finalizou.
Acresce referir, que no espaço Rulote Cantinho Brasileiro, sobressai uma ementa variada, como a Bifana à Lavrador, Batata à moda do Brasil, Asinhas, Moelas, Coxinhas Brasileiras, entre outros pratos imperdíveis.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
Plano de Saúde2030 aprovado pelo Governo “garante igualdade nos resultados da saúde”
Vilafranquense regressa às Festas de São João da Vila e forma a Marcha do Emigrante com representantes dos Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Inglaterra
Novo hotel Hilton é de “vital importância para o desenvolvimento da notoriedade internacional dos Açores”, afirma Duarte Freitas
Azeite e papo-seco foram os produtos que mais aumentaram de preço nos Açores entre Junho de 2023 e Maio de 2024
“O ioga é uma jornada profunda de auto-conhecimento”, afirma a instrutora Carolina Lino
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores