Edit Template

Do Meu Olhar!: Debates e suspeitas!!

  1. Estou, como estão muitos outros cidadãos, a acompanhar a lida relacionada com as eleições tanto regionais como nacionais numa altura de certa turbulência, com os partidos a debaterem as suas propostas e estratégias! Os episódios parecem revestidos de certa gravidade porque à campanha eleitoral juntam-se inúmeras diligências da Polícia Judiciária e do Ministério Publico, implicando políticos de altos cargos que ficam na berlinda! Uns são ouvidos, outros são escutados, outros são detidos e ainda outros ficam à espera! Será que esta novela da vida real tem a ver com a doença que parece corroer a democracia por dentro que se chama CORRUPÇÃO? Ontem foi António Costa, Galamba e Sócrates de entre outros, e hoje são políticos da Madeira e autarcas um pouco por todo o país! E quase todos os dias outros são acusados, outros são arguidos, outros são vasculhados e ainda outros são escutados! Até parece que Portugal é um país de corruptos e ladrões; depois há sempre o perigo de se generalizar!
    Ou seja, está a criar-se, por coincidência ou não, um clima de suspeição quase generalizada em tempo de preparação de eleições que faz confusão na cabeça dos eleitores e dos cidadãos em geral. Parece que não se elaboram agendas atendendo aos calendários eleitorais e ao velho despique partidário próprio de uma democracia em pleno funcionamento! Coisas do arco da velha!
  2. Surge agora um MANIFESTO a pedir reflexão antes das eleições regionais. O documento tem seis páginas e 21 subscritores, sendo o primeiro o conhecido escritor terceirense Joel Neto. O documento levanta velhas questões como a POBREZA, as desigualdades e a exclusão social, o analfabetismo e o abandono escolar, o consumo de drogas sintéticas, o despovoamento, e tanta solidão e esquecimento, como desabafou João de Melo, um dos subscritores, escritor natural de Achadinha, Nordeste. Faltará agora a devida resposta dos partidos concorrentes às próximas eleições de 4 de Fevereiro, decifrando para o povo o programa detalhado de cada um deles, as promessas para cumprir, os projetos para avançar e as obras que ainda estão para fazer e são prioritárias, sim prioritárias, para os cidadãos destas nove ilhas, sem utopias nem cinismo. Ao que desabafam por aí o CORVO já possui todas as infraestruturas na saúde, na educação, no apoio social e nos serviços que foram criados. Apenas falta gente! E deverá manter os seus dois deputados como se fosse uma ilha com pelo menos 2 mil criaturas! Mas isso já são problemas da velha CEVERA, que morreu nova e com pouca saúde!
  3. Igreja. A Igreja dos Açores está em caminhada Sinodal, está em saída como diz o nosso bispo D. Armando e significa que olha o futuro com a fé que foi a nossa grande herança. Por isso é que ainda há Igrejas e paróquias que são exemplo de dinamismo e de acolhimento como são os Arrifes que recebeu um pároco vindo de prior da Matriz da Horta e que cedo colocou os seus talentos a render. O padre Marco Luciano é um conhecido Liturgista que agora promove formações naquela área pelas várias Ouvidorias e é também um competente conhecedor de Música sacra. Como nunca pára, há dias promoveu a procissão de Santo Antão que contou com inúmeros devotos da sua área pastoral. Mas há outros casos que nos sustentam a alma: Igreja de N.S. de Fátima, a paróquia da Relva, de Santa Cruz, Lagoa, de Vila Franca, de Ponta Garça e a Matriz de São Jorge, Nordeste. A este propósito, admiram-se alguns cristãos que não se tenham realizado tradicionais procissões na maior cidade dos Açores. Felizmente que temos muitas paróquias nesta ilha que não arrefecem assim sem mais e apesar de pouca gente nas missas continuam a celebrar como se elas estivessem cheias e mantêm sempre os horários habituais. Próximo estamos da festa em honra da Senhora da Estrela, padroeira da cidade da Ribeira Grande cujo povo acorre em devoção enchendo a respetiva Igreja Matriz. E há muitos outros exemplos por estes Açores fora que também são dignos de registo.
    E já agora aproveitamos para informar os interessados que o Santuário da Esperança conta com um sacerdote se segunda a sexta, durante a manhã, para atender em Confissões . Boa iniciativa que fortalece o nosso maior Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, nesta Diocese.
  4. E como atrás nos referimos aos pobres e à pobreza que os políticos gostam muito de farfalhar, a propósito do tema respigámos do livro do Papa Francisco de 2022, “ Deus quer que sejas feliz “o seguinte e apreciado texto:
    “Somos chamados a estender a mão aos pobres, a encontrá-los, a olhá-los nos olhos e abraçá-los, para que sintam o calor do amor que quebra o círculo da solidão. A sua mão estendida para nós é também um convite a sairmos das nossas certezas e comodidades, e a reconhecermos o valor que a pobreza por si mesma representa”.
  5. LIVRO. O nosso estimado amigo, Dr. José Andrade, acaba de publicar o seu mais recente livro intitulado “Transatlântico II – Açorianidade & Interculturalidade”, uma compilação de informações e reflexões de 2023, que procura celebrar a identidade açoriana da Diáspora e a diversidade cultural da Região. Com chancela da editora açoriana LETRAS LAVADAS, este é já o vigésimo nono livro da autoria de José Andrade, a quem felicito por mais esta interessante obra. Em dia da CONVERSÃO
    de SÃO PAULO de 2024

Eduardo de Medeiros

Edit Template
Notícias Recentes
Turista espanhol deu quedaa fazer Canyoning no Nordestee foi transportado para o Hospital do Divino Espírito Santo
Dezenas de investigadores de todo o mundo estão na Universidade dos Açores a debater a Matéria Escura
Padre Pedro Lourenço apresenta momentos que constituem «obra de salvação realizada por Jesus»
Cooperativa União Agrícola promove até hoje o 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Empreitada da Estrada do Raminho avança na próxima semana com visto favorável do Tribunal de Contas, anuncia Berta Cabral
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores