Edit Template

Recolhidas 150 toneladas de algas nas praias das Milícias e do Pópulo com auxílio de maquinaria

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, entre os dias 17 e 23 de Janeiro, procedeu à recolha de 150 toneladas de algas nas praias das Milícias e do Pópulo.
Apesar de não constituir um perigo para a saúde humana ou afectar a qualidade da água, esta espécie invasora (Sargassum) abundante entre costa americana e costa africana reproduz-se com facilidade, especialmente em zonas subaquáticas fundas, rochosas e ricas em nutrientes.
Neste sentido e com o objectivo de mitigar a concentração desta espécie nas praias do concelho, a autarquia procedeu de imediato à limpeza da zona afectada com o apoio de um tractor, um reboque e uma rectroescavadora, equipamentos que até à data estiveram afectos à desobstrução de vias atingidas pelo do mau tempo.
A autarquia relembra que a acumulação de algas na zona costeira é um fenómeno natural e cíclico, por norma derivado de correntes marítimas ou condições meteorológicas favoráveis ao seu desenvolvimento e movimentação.
Apesar deste fenómeno ocorrer no Atlântico em massas pelágicas, nos Açores apresentam-se em tamanho e quantidade reduzida.
Entretanto, após esta operação de limpeza desencadeada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, a praia do Pópulo volta a concentrar algumas toneladas de algas a evidenciar que este fenómeno se está a repetir neste período do ano.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores