Edit Template

Crónica da Madeira: Dois visionários: António Trindade e David Caldeira realizaram o seu sonho

Estes dois madeirenses, inteligentes, dinâmicos, conscientes de que todos os sonhos terão de ser levados até ao fim, quaisquer que sejam os obstáculos, eles são testemunho de que os limites geográficos da ilha, como já muitas vezes referi, não são, de forma alguma, castradores dos sonhos, das inteligências, das capacidades dos ilhéus.
De uma vontade determinante do acreditar nas suas capacidades, eles construíram um “universo hoteleiro” que, pelo seu alto nível, prestigia o país. É um exemplo, recomendado, a seguir, por outros empresários. Conheço-os desde jovens, alunos liceais e já aí evidenciavam as suas capacidades intelectuais. O David Caldeira formou-se em engenharia, mas tornou-se num excelente economista, apoiando com o seu saber profundo, aconselhando várias empresas privadas a maneira mais viável de terem maior rentabilidade. Razão pelo que se tornou num conselheiro muito procurado e respeitado. O Dr. António Mammerickx da Trindade, formou-se em advocacia, mas o que o fascinou, desde sempre, foi o turismo, o que se explica pela influência do seu pai, um madeirense ilustre, Aníbal Trindade, que mudou o “ritmo” do turismo da Madeira, trazendo para a Região o turismo escandinavo. Uma personalidade marcante, no seu tempo, e cujo nome se insere nas páginas da história do turismo português.
Em 1988 o Engenheiro David Caldeira e o Dr. António Trindade juntaram-se e construíram o “Eden Mar” (1988). Um hotel, cujas características e serviços logo mereceram as melhores referências dos hóspedes. Um sucesso justificado pela qualidade e a eficiência dos seus Administradores. É daqui que nasceu o Grupo Porto Bay, hoje uma referência no turismo internacional. Na hotelaria local havia uma considerável distância entre o emblemático Reids Hotel e os hotéis de cinco estrelas. Eis que surge o Cliff Bay (1994), uma unidade hoteleira, cuja localização, requinte, conforto, bom gosto, serviço de qualidade, iguala-se ao Reid’s hotel – um desafio lançado por um dos primeiros sócios: o Grupo Blandy. Seguiram depois todos os outros hotéis: (2000) Porto Santa Maria – Madeira;(2003) Resort Vila Porto Mare, integrando três unidade hoteleiras – Eden Mare, Porto Mare e The Residence – Madeira; (2007) Hotel Porto Bay Rio de Janeiro, em plena praia de Copacabana – Brasil; (2007) Porto Bay Búzios – Brasil; (2008) Porto Bay Falésia – Algarve; (2009) PortoBayL´Hotel São Paulo – Brasil; (2012) Porto Bay Serra Golf – Ma deira; (2015) Porto Bay Liberdade – Lisboa; (2016) Porto Bay Marquês – Lisboa; (2018) Porto Bay Teatro – Porto; (2019) Porto Bay Flores – Porto; (2019) Les Suites at The Cliff Bay, junto ao hotel Cliff Bay – Madeira.
Todos os hotéis primam por serviços excelentes, onde sobressai a amabilidade de um pessoal preparado para desempenhar as suas funções, sabendo de que deles depende, em parte, o êxito do Grupo.
O Dr. António Trindade é o rosto do Grupo Porto Bay, pelas suas extraordinárias qualidades de trabalho, de comunicação fácil e eloquente, com um conhecimento sempre atualizado das questões turísticas, no seu desenvolvimento internacional. É um expert prestigiado nos meios turísticos, chamado a proferir conferências em várias cidades e a dar as suas autorizadas opiniões. É muito considerado pelos Operadores Turísticos, pelo seu saber e simpatia. É uma personalidade com ‘savoir faire’ melhor: ‘fair e savoir’.
O Eng.º David Caldeira, com os seus conhecimentos técnicos e cultura extraordinária refugia-se sempre na descrição. Os sócios do Grupo Bay reconhecem nestas duas personalidades os seus dotes de administradores competentes e visionários que de um hotel (Eden) construíram e agigantaram o Grupo Porto Bay e continuam a procurar mercados adequados ao espírito da empresa para expandirem a sua ação e, assim, enriquecer o Grupo.
Numa atitude de inteligência e para garantir o sucesso do Grupo, o Eng.º David Caldeira e o Dr. António Trindade, preparam, convenientemente os seus filhos a fim de seguirem as suas pegadas: os gestores André Caldeira, Catarina Caldeira Menezes, Bernardo Trindade, Sofia Trindade e o seu marido Cláudio Santos, são todos administradores. A Joana Trindade e a Isabel Caldeira, psicóloga e arquiteta, respetivamente, atualmente, não trabalham no Grupo. Estou certo de que esta geração fará crescer ainda mais o Porto Bay, expandindo-o, com novas unidades e garantias de qualidade.
O Dr. Bernardo Trindade exerceu alguns cargos públicos deixando em todos eles uma marca da sua competência. Foi Secretário de Estado do Turismo, deu, indiscutivelmente, um grande contributo ao Turismo português, ao seu desenvolvimento, na conquista de novos mercados, desburocratizando-o, libertando-o, e assim atraiu novos investidores para o país. Ações reveladoras de inteligência e sobretudo um profundo sentir de um sector tão importante, não só como fonte de receitas, mas também como aproximação de povos. O Dr. Bernardo Trindade levou Portugal ao mundo, como poucos o fizeram, um importante compromisso público. É atualmente o Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal.

O mundo maravilhoso do Grubo Prot Bay

Quem se hospeda, pela primeira vez, num dos hotéis do Grupo Porto Bay, logo se apercebe de que há uma grande sintonia de qualidade, o que carateriza todas as unidades: bem receber e estar sempre atento aos hospedes, cuidando de todos os pormenores, conquistando-os. O lema é: nada pode falhar. Curiosamente em todo o pessoal há um sorriso, o que atesta da satisfação dos membros de toda a equipa, conscientes de que a consideração que gozam dos seus superiores leva-os a uma colaboração simpática, humana e eficiente que conduz sempre ao êxito.
Os hotéis do Rio de Janeiro, de Búzios e São Paulo são unidades que registam sempre uma frequência considerável não só de portugueses, mas também de brasileiros. Os hotéis de Lisboa, Porto e Algarve, curiosamente têm uma grande
presença de hospedes do país irmão.

Para quando os Açores?

A minha pergunta faz todo o sentido: para quando o Grupo Porto Bay tão prestigiado, abre um hotel nos Açores? Julgo que haverá um tipo de clientela, fascinada pela esmagadora paisagem e uma geografia humana única na arte de bem receber que justifica um hotel Porto Bay, não só pelo nível de qualidade, mas também o que isso representaria como chamada de atenção para um destino com caraterísticas especiais, como é os Açores.
Ao Eng.º David Caldeira e Dr. António Trindade, deixo à vossa consideração este pedido: os Açoreanos ficar-lhe-ão gratos.

João Carlos Abreu

Edit Template
Notícias Recentes
Novo modelo de avaliação externa dos alunos a partir de 2024/2025
Octant Furnas lança nova carta de Verão com sabores dos Açores com assinatura do Chef alentejano Henrique Mouro
Homem de 48 anos detido no Aeroporto João Paulo II por suspeita da prática do crime de posse de arma proibida
Incêndio em casa devoluta nas Laranjeiras
Câmara investe 250 mil euros na requalificação de ruas nas Capelas
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores