Edit Template

Mensagem do Bispo de Angra sobre as eleições legislativas regionais nos Açores

“Os açorianos e as açorianas maiores de idade são chamados no próximo dia 4 de Fevereiro a escolher um novo Parlamento Regional. O actual contexto mundial, nacional e regional é de dificuldade. Estamos diante de paradoxos que denunciam um mal-estar de civilização: aumenta a riqueza mas crescem as desigualdades; aumenta a produção mas morre-se de fome; aumenta o consumismo mas sobem os índices de infelicidade. São precisos projectos sérios nas sociedades contemporâneas e a sociedade açoriana, em particular, não dispensa projectos realistas e criativos, que devolvam esperança; que coloquem as pessoas no centro, que garantam o respeito pela dignidade e inviolabilidade do direito à Vida, que facilitem o acesso à habitação, a um trabalho digno e justamente remunerado, em que a família seja respeitada, as crianças e os jovens possam confiar no futuro e os idosos não sejam descartados.
Só assim os cidadãos podem ser levados a optar pela adesão a projectos concretos e não a votar pela raiva ou desilusão ou, pior ainda, a não votar. Ninguém deve excluir-se do processo de escolha daqueles que julga mais capazes de administrar os recursos disponíveis e que são sempre escassos, em prol do bem comum, para garantir a igualdade de oportunidades e os direitos constitucionalmente consagrados.
Faço daqui um apelo aos cristãos açorianos para que cada um assuma a sua responsabilidade própria. A fé não é algo que se viva apenas do ponto de vista espiritual; tem a ver com a vida concreta, com os desafios da sociedade, com a justiça social e com a política, que deve ter como prioridade o bem comum. Votar não é só um dever.
Desejo que cada voto represente também o compromisso de tudo fazer para que, todos juntos, recuperemos aquele fundo humano comum de que precisamos. Só assim a política dará um contributo decisivo para `sairmos juntos´ dos problemas que são de todos. Quem se sente chamado a assumir a nobre missão da política e a candidatar-se a cargos públicos, merece a oração e colaboração de todos os cristãos.”

Dom Armando
Esteves Domingues
Bispo de Angra

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores