Edit Template

Recados com Amor…

Meus Queridos! Durante a campanha eleitoral que está na rua, a minha prima Maria da Praia, que acompanha o que vai sendo deixado como mensagem da “chuva” de candidatos que se têm desdobrado para garantir o voto a quatro de Fevereiro,… reteve o que afirmou há dias Bolieiro que lidera a coligação dos partidos “PSD/A,CDS,PPM”, dizendo: Estamos a criar um legado, para as gerações vindouras… Este é o nosso compromisso… não apenas governar, mas inspirar os açorianos a contribuir para a transformação dos Açores. Lembrando que têm orgulho no que fizeram nos três anos de mandato, manifestando motivação para fazerem o tanto, que sempre falta. Maria da Praia diz que Vasco Cordeiro, o Presidente do PS vai deixando como mensagem que tem um programa audacioso garantindo que, as medidas boas que estão em vigor como a Tarifa Açores, a redução dos impostos, e os apoios sociais medidas do Governo de Bolieiro, são para manter…. Não há dúvida que são mensagens de esperança no futuro, mas Maria da Praia diz que perante a situação política que atravessa o globo, falta saber que alternativas temos para evitar um colapso….

Ricos: A minha querida sobrinha-neta acaba de me dar uma notícia que deve encher de orgulho os Açoreanos, porque temos de ter orgulho naqueles que se destacam em várias áreas…. Falou-me ela do jovem micaelense Miguel Faria e Castro que foi convidado pelo líder do PSD, Luís Montenegro, para integrar a equipa de especialistas que está a elaborar o programa económico daquele Partido, para no caso de ganhar as eleições ser transformado em programa do Governo da República. Trata-se de um convite que nos deve honrar, visto que a reputação daquele jovem economista chegou a Portugal, pois vive, há já alguns anos, nos Estados Unidos da América…. Miguel Faria e Castro tem um currículo invejável, pois é Conselheiro de Política Económica na Divisão de Pesquisa do Banco da Reserva Federal de St. Louis e Professor do Departamento de Economia da Universidade de Washington, em St. Louis. Este açoriano, que se tem destacado na investigação em macroeconomia e instituições financeiras, formou-se na Universidade de Nova York com o doutoramento em Economia, em 2017. É caso para se dizer que ninguém é profeta na sua terra, e um jovem com tão importante reputação internacional, bem poderia ser uma mais-valia para os Açores. Vamos ver se depois das eleições quem assumir as responsabilidades de governar se lembre de quem tem saber e qualidade que pode ser parte no projecto de futuro para os Açores.

Meus Queridos! O que me apetece dizer neste início do ano de 2024 é que parece que o juízo evaporou-se e deu lugar à anarquia, ameaçando os altos poderes de Estado, apanhando a Presidência da República, o Governo que entrou em gestão, e os próprios servidores do Estado como seja o Ministério Publico e até os tribunais. Começo por citar uma queixa apresentada por um mulher de 42 anos contra a conduta de um procurador do Tribunal da Amadora, no âmbito de um processo de regulação das responsabilidades parentais e que na apreciação do processo aconselhou-a a ter cuidado com quem tem filhos, dizendo ainda que um marido violento pode ser um bom pai… Mas que raio de conselho é esse provindo de um Procurador da República no âmbito do processo de regulação das responsabilidades parentais, sabendo certamente que em 2021 foi aprovado na Assembleia da República um conjunto de normas que alteraram o Regime Jurídico da Violência Doméstica, assim como ao Código Penal e ao Código de Processo Penal… Além disso, o estatuto de vítima passou a ser reconhecido para crianças e jovens que testemunhem ou vivam em contexto de violência doméstica, coisa que certamente o senhor Procurador devia saber e ter em conta na apreciação processual, quando o crime de violência doméstica em que o pai é acusado, já foi agendado julgamento. Por aquilo que foi noticiado, a Procuradoria-Geral da República já foi informada do caso e diz que está a investigar. Vamos esperar para ver se há uma coberta já talhada para livrar o dito Procurador do devaneio com que aconselhou a queixosa e certamente vitima… do dito bom pai!

Ricos! Depois deste caso vem outro, que se prende com a apreciação do processo do “Marquês”, em que as magistradas que apreciaram o recurso do processo que tem como principal peça da engrenagem o ex-Primeiro-ministro José Sócrates e um apreciável conjunto de outras personalidades que componham a equipa que se apresentava como sendo “donos disto tudo”, ancorados pelo Banco Espírito Santo, pela Portugal Telecom, e pelo Banco Público – CGD. O ex-Primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, vem enfrentando sérias acusações, com o recente anúncio de que será agora julgado em 28 crimes. A decisão foi tomada pelo Tribunal da Relação de Lisboa, que contrariou o sentença dada pelo juiz Ivo Rosa… e manteve a maior parte das acusações levantadas no caso da Operação Marquês, revalidando a acusação do Ministério Publico e criticando o Juiz Ivo Rosa por não ter ido na busca da rota do dinheiro de José Sócrates e dos companheiros…Apesar disso, as Juízas do Tribunal da Relação não têm dúvidas,… mesmo que não tenham explorado e concluído de forma factual qual foi “o caminho do dinheiro”… que chegou às contas do ex-Primeiro-ministro do PS, porque não é fácil gerir um processo com tal envergadura e que envolve grandes Estrelas, embora agora “decadentes”… Mas o que está em causa é que ‘sem pejo, as Juízas da Relação acusam o Juiz Ivo Rosa de “ingenuidade e candura por não ter concluído que “ninguém gasta milhões que não lhe pertençam”… E a razão do meu recadinho é para lembrar que na decisão do Tribunal da Relação cheira à falta de meios sólidos e para limparem as mãos… acusam ser uma falha do Juiz Ivo Rosa, … para terem o necessário suporte para tomarem a decisão que tomaram, não devido a factos novos, mas apenas com base na convicção que as três Juízas foram certamente formando durante a apreciação processual, porque tal como naturalmente aconteceu com o Juiz Ivo Rosa… não conseguiram encontrar os factos que os instrutores do processo não souberam ou não conseguiram desvendar… Mas, esta “reza” nada tem a ver com as acusações pelas quais os prevaricadores devem ser levados a julgamento… e o arrazoado acima descrito pela minha amiga Justina que é uma conceituada Jurista… encaixa-se na doença que vai nos principais órgãos do Estado… em que se inclui a Justiça!

Meus Queridos! Quando tinha acabado de ler e passar para a página do jornal que o meu querido Director me confia… o recadinho da minha amiga Justina sobre aquilo que ela considera os vestígios da crise institucional em Portugal, chega-me a notícia que o ex -Deputado do PSD António Maló de Abreu que tinha abandonado o seu partido porque não tinha sido escolhido para integrar a lista de candidatos a Deputados em Março, lançando-se depois nos braços do Chega que o abraçou oferecendo-lhe ser cabeça de lista pelo Circulo fora da Europa… Agora Maló veio anunciar que já não seria candidato pelo Chega, ao que consta por decisão de André Ventura… porque António Maló, segundo avança a comunicação social, mudou no Parlamento a morada de residência de Coimbra para Luanda, em Angola, o que teve como consequência um acréscimo de 70% no valor dos subsídios e ajudas de custo que recebeu entre a legislatura anterior, de três anos, e a actual, que chega a ano e meio… quando o deputado tinha deslocava-se entre Coimbra e Lisboa e não entre Lisboa e Luanda… Aqui está mais uma esperteza que mancha os políticos e a política e enfraquece as Instituições do Estado, e o que a minha sobrinha neta que já tem idade para votar… pergunta é qual é a razão que os serviços da própria Assembleia da República não procuram confirmar tais deslocações… quando parecem suspeitas… pedindo os comprovativos ao Deputado? Estão todos a dormir?

Edit Template
Notícias Recentes
AICOPA desafia Governo dos Açores a pagar dívidas em atraso às empresas de construção
Governo e oposição de candeias às avessas sobre as alterações que o investimento no HDES vai provocar no Plano e Orçamento para 2024
Prisão preventiva para suspeito de sete assaltos em Ponta Delgada
Cantor Roberto Carlos com concerto no Coliseu Micaelense a 19 de Setembro
PSP detém dois suspeitos de furto no concelho da Ribeira Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores