A Câmara Municipal de Ponta Delgada deu início a um novo projecto de valorização do seu património escultórico. Uma iniciativa que consiste no levantamento, análise e conservação preventiva das estátuas do município, que arrancou com a iluminação e a dignificação do busto de Teófilo de Braga, no âmbito do centenário da morte deste vulto da nossa sociedade.
Segundo o vereador que tutela a área da cultura, Sérgio Rezendes, “este é um pequeno passo para autarquia, mas um grande avanço para a memória e valorização do nosso património!”.
“É um trabalho que irá passar por diferentes fases, desde a inventariação ao estudo ‘in loco’ dos diferentes estados de conservação de cada uma das esculturas, tanto as de corpo inteiro como os bustos, desde a limpeza à manutenção preventiva deste património, que muitas vezes pode ser esquecido e não devidamente valorizado e cuidado”, salientou o responsável autárquico. Sérgio Rezendes ainda avançou que “este projeto de valorização também inclui a questão iluminária.
É importante não só cuidar como também destacar e dar visibilidade a este nosso património. Desta forma, não só valorizamos estas personalidades que marcaram a nossa história, como também, de certa forma, as damos a conhecer e as colocamos ao serviço do turismo”.