O Pavilhão Multiusos dos Remédios, na Lagoa, recebeu a 18.ª edição do Festival de Cantorias ao Desafio dos Remédios, entre os dias 26 e 28 de Janeiro e contou com cerca de 1.500 visitantes. A iniciativa é organizada pela Associação Cultural e Recreativa dos Remédios, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia de Santa Cruz. De acordo com a Associação organizadora, a adesão esteve dentro das expectativas.
Este ano, a iniciativa contou com a participação dos cantadores Eduardo Papoula (Estados Unidos da América), Bruno Botelho e Paulo Miranda (São Miguel) e de José Eliseu, Roberto Toledo e Fábio Ourique (Terceira), bem como dos tocadores Fernando Silva, Renato Cordeiro, Marco Silva e Toni Silva.
Na Sexta-feira, dia 26, a abertura do evento iniciou-se às 19h30, com a actuação do artista Nuno Martins, iniciando-se o festival às 21h00. No Sábado, dia 27, o evento começou com a actuação do grupo Doce Sinfonia, seguida da continuação do festival de cantorias ao desafio.
No Domingo, dia 28, pelas 20h00, o último dia começou com uma actuação do artista Fábio Ourique. Seguiu-se o festival, que encerrou pelas 24h00.
À semelhança dos outros anos, o evento contou ainda com barracas com vários pratos e petiscos da gastronomia tradicional açoriana, com várias tipos de sopa sopas, torresmos, inhames, morcela, chouriço, pão de milho, feijoada, favas guisadas, fava-rica, e, na doçaria, as malassadas que não podem faltar nesta altura, arroz doce e diversos bolos caseiros.
A previsão da Associação Cultural e Recreativa dos Remédios é que o festival do próximo ano aconteça na primeira ou segunda semana de Fevereiro, como acontece habitualmente.
Mariana Rovoredo