Depois de um interregno de alguns anos, a Dança Tradicional de Carnaval da Vila da Povoação saiu à rua no dia 28 de Janeiro, na vila da Povoação, seguindo depois para as lombas do Pomar e do Botão.
O Jardim Municipal foi o palco oficial para a apresentação do grupo, constituído por 21 elementos, repartidos por oito pares de dançarinos (Gilberto Martins, João Pedro Carreiro (Pai), Fábio Mota, Cláudio Botelho, Airton Botelho, Norberto Araújo, Carlos Rebelo, João Correia Amaral, Miguel Braga, Tomás Medeiros, João Pedro Carreiro (Filho), Hugo Martins, Tiago Arruda, António Aguiar, Jaime Câmara e Nilson Vieira); um Mestre (Alfredo Ferreira), um Velho (Dionísio Medeiros) e três tocadores (Norberto Carvalho, Cláudio Pimentel e Paulo Rocha).
Como manda a tradição, alguns pares versaram sobre as vivências locais, utilizando algumas vezes a sátira social, enquanto o Velho recorreu às “vénias” (versos improvisados) para animação dos populares.
A iniciativa da responsabilidade da Junta de Freguesia de Povoação tem por objectivo recuperar e preservar os antigos balhos de Carnaval, tão característicos desta localidade e também de outras do município. “A Junta de Freguesia de Povoação, tem feito um enorme esforço para que o nosso património cultural imaterial se mantenha vivo e perdure por várias gerações, valorizando os costumes e as tradições do nosso povo”, explicou o seu Presidente, Nilson Vieira, que acrescentou tal ser possível “só com a participação e a envolvência das pessoas e por isso estamos imensamente agradecidos e felizes por termos conseguido trazido de volta as Danças de Carnaval da Povoação. A todos os participantes e a todos quantos colaboraram connosco, o nosso sincero agradecimento”.
Durante o mês de Fevereiro estão agendadas novas actuações, nomeadamente no dia 10 de Fevereiro, no almoço do Carnaval do Idoso, no Pavilhão Multiusos, e na Lomba dos Pós. No dia 11 de Fevereiro, na Vila da Povoação e nas lombas do Cavaleiro e do Loução e, finalmente, no dia 13 de Fevereiro, na Santa Casa da Misericórdia, na Lomba do Carro e, a encerrar as actuações, novamente na Vila da Povoação.