Edit Template

Livro “Viagem ao Centro da Bananeira” na Biblioteca Tomaz Borba Vieira

No dia 1 de Fevereiro, pelas 11h00, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira irá receber o lançamento do livro «Viagem ao Centro da Bananeira», uma edição do projecto Musa Azores. A obra será apresentada por António Braga, Elga Martin e Vanessa Melo, autores da mesma.
A obra expõe fotografias da autoria de José Pedro Medeiros, acompanhadas de textos sobre o processo de corte das bananeiras, separação das camadas que formam o caule até ao ‘coração da bananeira’, (o feixe branco central e indivisível de fibras), a secagem das fibras, o tecer do fio, a produção do papel e a criação das peças. Além disso, são partilhadas experiências culinárias, saberes e técnicas realizadas com alunos e idosos, nomeadamente em escolas e centros de dia.
O projecto Musa Azores visa potenciar o uso sustentável e socialmente inclusivo de um recurso importante dos Açores, nomeadamente a bananeira, através da criação de peças artesanais, bem como da promoção de experiências em torno da mesma.
Foi criado em 2022, na sequência de vários encontros e partilha de saberes, sob influência das vivências insulares, com enfoque na utilização dos recursos dos Açores para práticas artesanais.
O entusiasmo gerado pela sua criação alimentou a investigação sobre as potencialidades da exploração criativa da bananeira no seu todo, caule, folha, flor e fruto.
A Musa Azores foi criada por António Braga, enfermeiro e actor, com experiência docente e de intervenção comunitária na área artística e da Saúde, Elga Martin, mestre em gestão de empresas culturais e artesã premiada no concurso do livro criativo de Montpellier, em 2015, Vanessa Melo, arquitecta, doutorada em urbanismo, investigadora e docente, com formações em azulejaria e marcenaria.
Este projecto com apenas dois anos de experiência, tem vários sonhos para o futuro.

Edit Template
Notícias Recentes
Plano de Saúde2030 aprovado pelo Governo “garante igualdade nos resultados da saúde”
Vilafranquense regressa às Festas de São João da Vila e forma a Marcha do Emigrante com representantes dos Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Inglaterra
Novo hotel Hilton é de “vital importância para o desenvolvimento da notoriedade internacional dos Açores”, afirma Duarte Freitas
Azeite e papo-seco foram os produtos que mais aumentaram de preço nos Açores entre Junho de 2023 e Maio de 2024
“O ioga é uma jornada profunda de auto-conhecimento”, afirma a instrutora Carolina Lino
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores