Luís Rocha e Serginho foram ausências na equipa do Santa Clara que defrontou e venceu, por 2-0., Domingo, no estádio de São Miguel, o Leixões.
Sabe-se que as lesões de ambos os jogadores foram a causa para interromperem a série de jogos que vinham efectuando.
Apurou o Correio dos Açores, que a lesão de Serginho é mais complicada e que pode impedi-lo de jogar o resto da época. O médio contratado à UD Oliveirense fracturou o quinto metatarso de um dos pés, lesões que ocorrem em desportos que envolvem mudanças de direcção, nomeadamente em jogadores de futebol. A lesão foi contraída num treino da semana passada.
A recuperação em lesões do género pode durar meses, pelo que não há previsão do regresso de Serginho aos treinos.
O defesa central Luís Rocha tem uma lesão menos grave e prevê-se que em breve possa retomar o contributo à equipa.
Também em fase de recuperação de uma lesão num joelho está o médio Adriano Firmino. Estima-se que possa ainda permanecer ausente nas próximas quatro semanas.
Igualmente a recuperar do problema num dos ombros está o defesa Sidney Lima, aguardando-se que possa jogar dentro de um curto espaço de tempo.
Recorde-se que impedido de jogar até final do campeonato está o lateral direito David Bruno, operado a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Rafael Santos reforça defesa
Face às lesões que têm assolado jogadores do sector defensivo e aos castigos que vão surgindo por acumulação de cartões amarelos, a SAD assegurou a contratação do defesa central Rafael Santos, de 25 anos de idade e com 1,90 metro de altura.
O jogador brasileiro estava a ser pouco utilizado no Moreirense. Apenas actuou nesta época frente ao Arouca, a 27 de Outubro, para a Taça da Liga. Na época passada jogou em 18 ocasiões pela equipa de Moreira de Cónegos, ao lado de Luís Rocha. Contribuiu com 1 golo para a subida do clube.
Rafael Santos foi formado no Flamengo. Nas épocas de 2020/21 e de 2021/22 jogou no Apoel, do Chipre. Ingressou no Moreirense na época passada.
Neste segundo período de inscrições de jogadores profissionais, o Santa Clara recebeu o guarda redes Denivys (ex-Atlético Goianense), os médios Yannick Semedo (ex-Lank Vilaverdense) e Pedro Ferreira (ex-Aalborg, da Dinamarca) e o avançado Safira (ex-Vitória SC).
Saíram, por empréstimo ao Leixões, o avançado João Marcos. O guarda redes João Bravim foi para o FC Alverca, da Liga 3.
Mudanças nos Sub-23
Também na equipa de Sub 23 houve mudanças.
O avançado Gabriel Morais, com 4 golos em 13 jogos, foi transferido para o 1.º de Dezembro, de Sintra, último na série Sul na primeira fase da Liga 3.
Entrou o avançado Jean Sales, que actuava no FC Alverca.
Da equipa B, com destino ao Real Massamá, da série E do Campeonato de Portugal, saiu o avançado Diogo Nascimento.
Reforços nos Sub-19
A equipa de Sub-19 do Santa Clara, que Quinta-feira conhece a ordem dos jogos das fases de apuramento do campeão da Segunda Divisão e de subida à Primeira Divisão, está a reforçar-se com o intuito de ficar num dos três primeiros lugares da zona Sul, que permitem a promoção.
Para a defesa entraram já o “central” de 18 anos Erik Eleutério (já jogou o último jogo de apuramento do campeão dos Açores), vindo do Flamengo. Da mesma equipa do Rio de Janeiro está já em Ponta Delgada o central e lateral canhoto Eduardo Gabriel, também com 18 anos.
Para o ataque foi contratado ao Clube Regatas do Brasil Cristian Silva, de 18 anos, e o luso-cabo-verdiano Anderson Gomes, ex-FC Alverca e que já marcou 3 golos pela equipa júnior.
Aguardam os responsáveis pela recuperação plena de Gonçalo Antunes, repescado no início da época ao Belenenses e em quem depositam grandes esperanças. Tem estado afastado devido a uma lesão num dos joelhos.