Edit Template

António Lima desafia Vasco Cordeiro a dialogar

António Lima desafia Vasco Cordeiro a dialogar à sua esquerda para romper com a política da direita que levou ao aumento da pobreza, das desigualdades e do abandono escolar precoce, e aponta o Bloco como o partido que está em melhores condições de reunir o voto da esquerda para travar as políticas de direita.
“Vasco Cordeiro tem dito que está disponível para dialogar à direita, com o CDS, a IL, o PPM e até com o PSD… parece-me que isso não tem futuro por isso o desafio que deixo a Vasco Cordeiro é que olhe para o diálogo à sua esquerda”, disse António Lima.
“Alguém acredita que vai haver algum tipo de mudança com o diálogo do PS à direita, com os mesmos que empobreceram os Açores e que provocaram o caos na Região?”, questionou o coordenador do Bloco, numa visita ao Centro de investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO Açores).
António Lima destaca o programa eleitoral do Bloco de Esquerda e diz que são todas as propostas que vão estar em avaliação no dia das eleições.
“Queremos que o nosso programa tenha a força dos açorianos e das açorianas”, assinalou.
Na visita à Universidade dos Açores, António Lima destacou a qualidade do trabalho científico do CIBIO Açores e destacou que a mudança da economia da Região tem de passar pela qualificação dos jovens.
Por isso, o Bloco quer tornar os Açores na primeira região do país em que o ensino superior é gratuito, passando a ser a Região a assumir o pagamento das propinas, três viagens de ida e volta e apoio ao alojamento.
O objectivo é dar resposta ao atraso estrutural da Região nesta matéria: nos Açores apenas 19,1% da população entre os 25 e os 65 anos tem o ensino superior, quando no continente são 32,1% e na Madeira 22,3%.
Além disso, em 2022, dos 2618 alunos que concluíram o secundário, em todas as modalidades, apenas 44% (1154) concorreram ao ensino superior, um valor que é muito baixo.
“Temos que garantir que nenhum jovem dos Açores deixa de ir para o ensino superior por questões financeiras”, explica António Lima.
“É mesmo importante investir na educação dos jovens, para garantir um futuro melhor para os Açores”, acrescenta o coordenador do Bloco.

Edit Template
Notícias Recentes
Deputada municipal da Povoação quer a freguesia das Furnas sem carros e uma gestão adequada do espaço da lagoa e dos cozidos das caldeiras
Marcelo e Luís Montenegro destacam a excelência da agricultura açoriana no panorama nacional
Confusão com disponibilidade de caixas para o peixe levou intermediários a só comprar peixe a partir das 13 horas
Governo estrutura Parque Marinho dos Açores e delimita as Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas e interdita 30% do mar a actividades extractivas
Câmara Municipal de Ponta Delgada promove as XXI Grandes Festas do Divino Espírito Santo de 11 a 14 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores