Os clubes organizadores das provas que compõem o Campeonato dos Açores de Ralis (CAR) mantiveram uma reunião online com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), tendo em vista acertar o calendário daquela competição para 2024.
Da mesma saíram duas alterações de datas, a do Rali Ilha Lilás, que foi antecipado uma semana, e a do Azores Rallye, que avançou igualmente uma semana, tendo-se mantido a ordem e distribuição das sete provas, conforme o calendário que a FPAK publicou há mais de um mês.
Pese embora a vontade de alterações mais significativas pelos responsáveis do Grupo Desportivo Comercial (GDC), Terceira Automóvel Clube (TAC), Clube Asas do Atlântico (CAA), Clube Automóvel do Faial (CAF) e Pico Automóvel Clube (PAC), houve condicionalismos de vária ordem, desde acordos já feitos entre clubes e patrocinadores, datas de outros eventos desportivos ou mesmo de eventos sociais e religiosos, pelo que são de pormenor as mudanças.
Assim, o CAR 2024 vai ter o seu início a 5 e 6 de Abril (Rali TAC), na Terceira, em asfalto, seguindo-se duas provas em terra, o Rali Ilha Azul (24 e 25 de Maio), no Faial, e o Além Mar Rali (28 e 29 de Junho), em São Miguel. Vão depois ser corridas três provas em asfalto: o Explore Santa Maria Rali (9 e 10 de Agosto), o Rali Ilha Lilás (20 e 21 de Setembro), na Terceira, e o Picowines Rali (18 e 19 de Outubro), terminando a temporada novamente em terra, com o Azores Rallye, que se disputa a 15 e 16 de Novembro.
Ainda assim, foi ponto assente entre os cinco emblemas (GDC, TAC, CAA, CAF e PAC) de que a calendarização do CAR tem de ser debatida mais cedo no ano, preferencialmente antes do final de cada temporada, como tinha sido manifestado junto da FPAK, em 2023, não se tendo, no entanto, realizado qualquer reunião.
A ocasião foi, ainda assim, aproveitada pelos clubes para firmar entendimentos, como a vontade de que o campeonato açoriano se estenda por mais tempo ao longo do ano, deixando de estar restrito ao período Abril/Outubro, também para que algumas ilhas não fiquem longos meses sem provas, conforme manifestam vários pilotos, ouvidos pelas respectivas organizações.
O tom comum foi de união entre os clubes açorianos para um relançamento do CAR, ficando o compromisso de que, em 2024, o delinear da época seguinte se faça de forma atempada, auscultando os pilotos, que são a alma e a razão de ser das provas, assim como as demais entidades para esse efeito.