O Aurum et Púrpura – Núcleo de Criação Artístico apresenta a primeira edição do Festival “Além Mar”, a acontecer entre 2 e 18 de Fevereiro de 2024 nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Flores, com o apoio da República Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção-Geral das Artes, Direção Regional dos Assuntos Culturais | Cultura Açores, Museu Carlos Machado, Museu da Horta, Museu das Flores, Museu do Pico, Câmara Municipal da Horta, Igreja do Carmo e Conservatório Regional de Ponta Delgada e Antena 2.
O Festival afirma, como principal missão, a orientação de um diálogo cultural e social interatlântico, fazendo convergir a expressão musical das ilhas com a do continente português. Demonstra, no sentido desse foco, uma tipologia e programação totalmente inovadoras e únicas na região que intervém, criando, para além da programação de concertos, oportunidades de formação para público geral e especializado. Ao longo da sua duração, se apresentarão diferentes formações e artistas, entre os quais o Musurgia Ensemble, em colaboração com o Quarto Tom, o quarteto de clarinetes 4.1, o organista António Pedrosa e o quarteto Cibele.
“Além Mar” tem também como intuito dar a conhecer o repertório português na sua variedade histórica e estilística, aglomerando grupos musicais e recitais que exploram desde a Música Antiga à Música Contemporânea, passando pelo repertório instrumental e vocal.
Musurgia Ensemble & Quarto Tom vai actuar a 2 de Fevereiro, às 21h00, na Igreja de Santo André, Ponta Delgada e a 3 de Fevereiro, às 16h30, na Igreja do Carmo, Horta
Concerto de órgão – António Pedrosa vai dar um concerto de órgão no dia 4 de Fevereiro, às 19h00, na Igreja de S. José, Ponta Delgada.
“Mon Chien et La Lune”: Trovas e Histórias Infantis de Francisco de Lacerda, a 6 de Fevereiro, às 21h00 na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada e a 8 de Fevereiro, às 21h00, no Teatro Faialense, Horta.
Projeto 4.1 a 9 de Fevereiro, às 21h00, no Auditório do Conservatório Regional de Ponta Delgada e a 10 de Fevereiro, às 20h30, no Auditório do Museu dos Baleeiros, Museu do Pico.
O KODA actua a 10 de Fevereiro, pelas 21h00, na Igreja do Colégio dos Jesuítas, Ponta Delgada e a 11 de Fevereiro, pelas 18h00, no Museu da Horta.
Quarteto Cibele a 16 de Fevereiro, às 19h00, na Casa Manuel de Arriaga, na Horta; a 17 de Fevereiro, às 20h30, no Museu das Flores; e a 18 de Fevereiro, às 18h00, na Igreja do Colégio dos Jesuítas, Ponta Delgada.