O Restaurante Tony´s, está prestes a iniciar um novo projecto para dar uma oferta diferente e mais sofisticada na freguesia de Furnas, com um espaço e menu premium, após ter verificado que existia muita procura destas experiências gastronómicas.
Marco Arruda, da gerência, conta ao Correio dos Açores que o novo projecto consiste numa cozinha diferente, no conceito fine-dining, com um menu mais sofisticado e virado para a partilha: “Vamos ter uma cozinha diferente. Vai ser wine & tapas, vamos trabalhar com fine-dining. O espaço vai ser diferente. O que já temos estamos a transformar para criar um espaço mais premium, mesmo a nível de estrutura, estética. Será tudo diferente.”
O fine-dining consiste numa experiência gastronómica mais sofisticada e cara do que é oferecida nos restaurantes comuns. O conceito passa por utilizar produtos de qualidade, com refeições com vários momentos e pratos originais com assinatura de chefs.
O novo projecto vai funcionar no Espaço Tony´s, onde se servia o famoso cozido, a grupos e em festas particulares. Marco Arruda explica que “ao almoço vamos servir mais ou menos o normal. À noite vamos ter o que se chama menus de partilha. Tudo vai ser feito lá, desde o princípio ao fim, como o pão, por exemplo. Vamos ter carnes maturadas. São refeições no conceito fine-dining. Será um menu completamente diferente, premium.
Marco Arruda conta que este “é um projecto que já tínhamos há muito tempo na cabeça,” mas que até ao momento não tinha sido possível concretizar. “Agora, como as condições são melhores a nível financeiro, apostamos nisto.”
O novo espaço não vai funcionar como concorrência ao Tony’s, mas complementar a sua oferta, para quem procura algo diferenciado e mais fino, explica a gerência: “Este terá um menu mais prestige, e já não será tão barato como o outro. É um menu diferente, de partilha.”
Cozinha dos chefs João Vítor
Fialho, Valter Vieira
e Alexis Correia
A nova cozinha vai contar com os chefs, João Vitor Fialho, Valter Vieira e Alexis Correia. Vai ter cerca de 80 lugares, e a empresa está a contratar cerca de mais 10 colaboradores para o novo negócio.
Ainda sem saber uma data em concreto, Marco Arruda aponta a inauguração para “fins de Fevereiro, princípios de Março,” e acrescenta que o novo projecto vai surgir com um nome diferente: “este terá um nome novo, que ainda estamos a decidir. Mas está dentro do grupo Tony’s.”
Aposta na inovação e formação
O Restaurante Tony’s tem apostado em jantares especiais, com vários tempos, seguindo também o conceito fine-dining, que vai caracterizar este novo projecto.
Outra aposta da empresa tem sido a contínua formação e enriquecimento dos colaboradores da cozinha. “De vez em quando convidamos chefs de cozinha para vir dar formação aos nossos chefs,” ressalta Marco Arruda, acrescentando que “Daqui a dias também vamos ter mais um (…)Em Março vamos ter um evento onde vão ser apresentados os pratos destes chefs e dos pratos dos nossos chefs, que será mais um evento de fine-dining.”
A gerência explica que a cozinha do Tony’s tem visto uma grande inovação: “A cozinha também tem um conceito diferente. Já não é apenas a cozinha tradicional, já temos outra mais moderna.” No entanto, “como é um restaurante típico, não podemos alterar muito.”
Para o Restaurante Tony’s, referência gastronómica na freguesia das Furnas, nomeadamente para quem procura o cozido à moda da freguesia, feito nas fumarolas da Lagoa das Furnas, o negócio está a “correr muito bem,” e durante todo o ano, revela Marco Arruda: “Aqui há dois hotéis, residenciais, alojamentos locais, e tem sempre uma procura diferente. Esta é uma freguesia que já trabalha há muitos anos com o turismo.”
Mariana Rovoredo