Edit Template

Câmara de Ponta Delgada afirma que freguesia dos Arrifes tem a competência de limpar semidouros da Rua do Outeiro e Presidente da Junta de Freguesia responde

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, emitiu ontem um comunicado a referir que compete à Junta de Freguesia dos Arrifes proceder à limpeza dos sumidouros da Rua do Outeiro e rua dos Afonsos, “motivo pelo qual não pode fugir às suas responsabilidades”.
Segundo a Câmara, no âmbito do contrato interadministrativo de 2023, a Junta de Freguesia dos Arrifes “recebeu da Câmara Municipal de Ponta Delgada a quantia de 134 mil euros para, entre outras, efectuar a limpeza das vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros localizados em diversas ruas da freguesia, incluindo a Rua do Outeiro e Rua dos Afonsos”.
Assim, prosseguiu a edilidade no mesmo comunicado, “as lamentáveis declarações de Sandra Costa Dias revelam um preocupante desconhecimento dos seus deveres, enquanto Presidente da Junta de Freguesia dos Arrifes, sendo certo que a sua omissão, assente numa postura de mera “passa culpas” para outras entidades, tem como objectivo óbvio fugir às suas responsabilidades”.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada “repudia”, ainda, as afirmações de Sandra Costa Dias que, “numa atitude de manifesta desonestidade intelectual, procura esconder a total colaboração que o município de Ponta Delgada tem prestado à população dos Arrifes, com particular incidência na rua do Outeiro e Rua dos Afonsos, mediante o empenho de funcionários municipais, bem como colocação de equipamentos e diversos materiais, para garantir uma resposta eficaz aos prejuízos que tem sido causados pelas chuvas dos últimos meses”.
“Na verdade”, prossegue a Câmara Municipal, “conforme pode a população dos Arrifes comprovar tem sido o trabalho incansável dos funcionários da Câmara Municipal de Ponta Delgada que tem respondido às solicitações de ajuda dos moradores da rua do Outeiro e rua dos Afonsos, em manifesto contraponto com a passividade e uma maliciosa desorientação institucional da Presidente da Junta de Freguesia dos Arrifes, numa tentativa falhada de passar pelos pingos da chuva”.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai aumentar em 60% a verba destinada à Junta de Freguesia de Arrifes, em 2024, que continua a manter a competência delegada de assumir a limpeza de sarjetas e sumidouros.

Presidente da Junta dos Arrifes
reage à posição da Câmara
Entretanto, a Presidente da Junta de Freguesia dos Arrifes, Sandra Costa Dias reagiu, ao fim da tarde ao esclarecimento da Câmara de Ponta Delgada, afirmando que “a autarquia de Ponta Delgada não pode continuar, sistematicamente, a desresponsabilizar-se daquelas que são as suas funções”, defendeu a Presidente de Junta, para relembrar “ser da responsabilidade municipal os caminhos da freguesia”.
Salientando a falta de limpeza e de manutenção dos sumidouros locais, ao longo dos últimos três anos, Sandra Costa Dias referiu que “toda a água que não é absorvida nessas alternativas acaba por ganhar caminho nas próprias estradas, desaguando na referida freguesia, situação que só ao longo deste último mês de Janeiro ocorreu por diversas vezes”.
“No sentido de se encontrar uma solução para o problema”, a Junta de Freguesia promoveu, no passado mês de Julho, uma reunião na qual se pretendia a envolvência da Câmara Municipal, do IROA e da própria população local, mas, como já foi referido por diversas vezes, “acabou por não ter o efeito desejado, uma vez que nem o Presidente da Câmara Municipal, nem outro elemento do Executivo compareceu na reunião”, frisou.
De acordo com a autarca, a Câmara Municipal “bem que pode continuar a tentar “sacudir a água do capote”, mas a verdade é que a população dos Arrifes sabe que as obras só não avançam por a Junta desta Freguesia não ser da mesma cor partidária que a autarquia”.
Nesse sentido, Sandra Costa Dias lamentou a falta de interesse do Executivo camarário nos constantes alertas emitidos pela Junta de Freguesia, tendo, inclusive, “posicionado um sumidouro no lado errado da estrada, num claro desinteresse pelo alerta da Junta de Freguesia”.

Edit Template
Notícias Recentes
Plano de Saúde2030 aprovado pelo Governo “garante igualdade nos resultados da saúde”
Vilafranquense regressa às Festas de São João da Vila e forma a Marcha do Emigrante com representantes dos Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Inglaterra
Novo hotel Hilton é de “vital importância para o desenvolvimento da notoriedade internacional dos Açores”, afirma Duarte Freitas
Azeite e papo-seco foram os produtos que mais aumentaram de preço nos Açores entre Junho de 2023 e Maio de 2024
“O ioga é uma jornada profunda de auto-conhecimento”, afirma a instrutora Carolina Lino
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores