Edit Template

Mergulhador faz captura sem precedentes de barracuda-gigante nas águas dos Açores

Luís Rodrigues estava a mergulhar na costa da ilha Terceira quando se deparou com um peixe “diferente”. O jornal espanhol El Razón revela que o mergulhador não hesitou em capturá-lo, conseguindo algo que nunca fora visto antes.
Segundo o Journal Fish Biology, o caso ocorreu em Agosto do ano passado, embora a descoberta só tenha sido revelada agora. Luís Rodrigues tinha experiência com barracudas de boca amarela que geralmente são encontradas na Região, mas esta era diferente. Tratava-se de uma grande barracuda e era a primeira da sua espécie vista nos Açores.
Em algumas fotografias que partilhou, pode ver-se a grande barracuda com grandes dentes afiados, e um corpo alongado e esguio.
A captura foi feita a nove metros de profundidade. O animal media mais de dois metros de comprimento e pesava quatro quilos e meio, de acordo com o estudo publicado. Além disso, os cientistas afirmaram que “ainda não se desenvolveu totalmente e pode medir ainda mais”.
O animal é típico do Mar Vermelho e do Oceano Índico, embora também seja comum no Atlântico tropical e apareça frequentemente no Mar do Caribe. O seu tamanho médio varia entre os 140 e os 200 centímetros. O corpo é prateado, com o ventre mais claro do que o resto da pele. A cabeça é pontiaguda e as barbatanas costumam ser pretas.
Geralmente, as barracudas são caçadoras especializadas que podem atingir velocidades de até 56 quilómetros por hora em ataques curtos e rápidos, sendo consideradas perigosas para os seres humanos porque “se lançam erroneamente contra objectos brilhantes ou peixes capturados por arpões”.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara da Ribeira Grande solicita activação do regime jurídico-financeiro de apoio à emergência climática
Santa Clara corre risco de perder o título de Campeão da Segunda Liga
Pedro Catarino defende “cultura de diálogo”entre República e Açores sobre gestão do mar
Ministro da Agricultura manifesta em Santarém interesse em reunir com Jorge Rita
Três deputados dos Açores com assento no Parlamento Europeu na legislatura 2024-2029
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores