Edit Template

Recados com Amor…

Meus Queridos! Hoje, depois da missa das onze, vou cumprir o meu dever de votar nas eleições que decorrem nos Açores. Não posso dizer muito sobre o que me vai na alma porque posso ser acusada de estar a fazer campanha quando ela terminou na Sexta-feira, dia em que os partidos consumiram os últimos cartuchos para impressionar os eleitores com promessas vendidas à dúzia… Cada um mostrou o seu potencial para conseguir um lugar na Assembleia Legislativa que vai seguir-se ao acto eleitoral, e viu-se de tudo nos debates que preencheram os espaços radiofónicos e televisivos nas últimas semanas… Eu não sou mulher de me impressionar com a política, mas tenho em conta que sou uma cidadã com direitos, mas sobretudo também com deveres, isso leva-me a ir votar… e a pedir aos meus leitores que votem também, porque está em jogo o futuro de cada um… e sobretudo a defesa da liberdade e da democracia…

Ricos! A tradição do Cantar às Estrelas voltou a repetir-se na minha cidade norte com São Pedro a ajudar com uma temperatura muita agradável, envolto de uma moldura humana de regalar a vista. Pode celebrar-se em outras partes da ilha, mas nada se compara com a festa que se realiza na Ribeira Grande e quem o diz são os próprios grupos de outros concelhos da ilha de S. Miguel que rumam e desfilam pelas artérias da minha cidade norte. Abanquei-me bem agasalhada com a minha comadre Ermelinda no cadeiral montado pela autarquia no largo da Câmara e alguns dos grupos iam mimoseando o povo com algumas guloseimas e lá tive a sorte de me caber um copinho reciclável com anis para aquecer… e umas filhoses bem fresquinhas. Se o Presidente da Câmara, Alexandre Gaudêncio mostrou o seu talento no violino, o antigo Presidente e colaborador do jornal que tão generosamente me acolhe no seu seio, António Pedro Costa, liderava com a sua voz o conhecido grupo Vozes do Mar do Norte que nunca perde uma edição da Noite das Estrelas, pois a retoma desta tradição a ele mesmo se deve quando chegou à autarquia em 1994, com a ajuda da dinâmica equipa que ele chefiava, já lá vão 30 anos…. Sei que também as autarquias da Lagoa, Vila Franca do Campo e Ponta Delgada não ficaram atrás, promovendo o Cantar às Estrelas, uma tradição que corre desde sempre nas veias do nosso povo, numa adesão popular a estas festividades que procura preservar uma festa identitária da nossa terra. Como é costume, aproveitei este fim-de-semana para desmontar o meu presépio, ficando apenas com a ervilhaca bem viçosa que deu-me pena de deitá-la fora e assim aqui deixo um viva à Senhora da Estrela!

Meus Queridos! Há oito dias passou pela Madeira um “ciclone tropical” que segundo … anunciou o Director Geral da Polícia Judiciária em Lisboa, conseguiu juntar uma tonelada de documentos e talvez computadores e telemóveis… além das máquinas fotográficas e das câmaras de filmar, muitas delas enviadas ao local do crime no dia antes dele acontecer,… material que foi depois transportado para a capital do ex império… pronto para incriminar os empresários ligados à construção civil, Custódio Correia, Avelino Farinha e o Presidente da Câmara do Funchal Pedro Calado… A lista de descobertas feitas na Madeira pela Polícia Judiciária, segundo dizem os investigadores,… determinam uma relação de proximidade entre os três arguidos, proximidade que sem se saber qual é a cor dessa proximidade que é atribuída em conjunto a… Custódio Correia, Avelino Farinha e Pedro Calado, sendo prova desse “amor” entre os três, segundo indica a PJ,… é que Calado costumava tratar por “chefe” o empresário Avelino Farinha…. Um outro ‘detalhe’ encontrado pela investigação dá conta de que a mãe de Pedro Calado – agora ex-Presidente da Câmara do Funchal – tinha em casa 46 notas de 200 euros, que no conjunto chega aos a 9.200 € em envelopes que tinham o logotipo da Câmara do Funchal, mas que ficam bem atrás dos 70 mil que estavam no Gabinete do Primeiro-ministro e que eram pertença do chefe de gabinete Vítor Escária… Por outro lado, a PJ foi à conta bancária da filha de Pedro Calado… e acharam lá 30 mil euros… que de imediato a Polícia Judiciária supôs serem do pai que foi detido… Pior do que isso foi que na mesa de trabalho de Pedro Calado, no gabinete da presidência da Câmara, estava um diamante embrulhado em papel vegetal e um conjunto de relógios de luxo… que são prova de actos de corrupção… e foram logo avaliados em milhares de euros. Porém, acontece que o advogado Paulo Sá e Cunha, defensor do demissionário Presidente da Câmara Municipal do Funchal, publicamente esclareceu que o diamante encontrado no escritório é um objecto “sintético, produzido numa fábrica da Madeira com valor “desprezível”… tendo a dita jóia sido oferecida durante uma visita oficial à empresa produtora da mesma, que parecia ter vindo das minas de Angola ou do Gana…. Assim vai a investigação em Portugal!

Ricos! A minha amiga Genoveva, que reside no Funchal ,telefonou-me dizendo que está incrédula com a prisão indevida dos acusados da Madeira que de acordo com a lei tinham 48 horas para lhes ser dito os crimes que praticaram e as penas que lhes iam ser aplicadas antes do julgamento… Passados oito dias, Genoveva diz que está à espreita para ver onde vai parar o “ciclone tropical” que passou pela Madeira e quer saber na sua qualidade de cidadã, quais são as razões que obrigam os implicados na operação “sem nome”… a estarem encarcerados há mais de uma semana sem conhecerem a acusação… Genoveva diz que está a pensar fazer uma queixa ao Tribunal Europeu do que se está a passar em Portugal, que parece ombrear com a justiça que se vive na Rússia… Depois queixem-se daqueles que dizem que a Justiça está a destruir a Democracia!

Ricos! Já não bastava o facto que descrevi num a semana passada num dos meus recadinhos… dando conta que o antigo Deputado António Maló de Abreu, que tinha ficado pelo caminho no PSD e se foi oferecer ao Chega, havia arrecadado 70 mil euros da Assembleia da República por ter indicado que residia em Luanda… quando na verdade morava em Coimbra…. Agora fiquei menente quando soube da notícia dada pela revista Sábado contando que o recém-eleito Secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos declarou durante quase 10 anos que morava em São João da Madeira, quando era Deputado e tinha casa em Lisboa, declaração que teve como consequência o facto do agora Secretário-geral do PS ter recebido da Assembleia da República o subsidio de deslocação que valeu 203 mil euros… e só me resta perguntar qual é o controlo dos serviços da Assembleia da República, e onde está a moral do Deputado Pedro Nuno Santos? Está tudo grosso como dizia a saudosa Ivone Silva e Camilo de Oliveira… e eu digo, assim vão os políticos e dirigentes do país, e depois queixem-se do povo fazer o “manguito” na altura das eleições, tal como foi eternizado no gesto do Zé-povinho com o “boneco” de Bordalo Pinheiro.

Ricos! E falando ainda de política e políticos, como certamente já ouviram falar, a Rússia vai a eleições para a Presidência da República no mês de Março, e o Presidente Vladimir Putin, apresentou já aquilo que se chama a sua declaração de bens dos últimos seis anos, num valor equivalente a mais de 67,5 milhões de rublos (cerca de 696.195 mil euros), um procedimento que é exigido para a sua inscrição como candidato às eleições presidenciais que serão realizadas daqui a pouco tempo. Deu-me vontade de rir toda essa encenação, que foi apadrinhada pela Comissão Eleitoral Central Russa (CEC), ao publicitar que o rendimento mensal do candidato do Kremlin era de 9.656 euros – de acordo com a declaração em que Putin incluiu o seu salário, os rendimentos de depósitos bancários e bónus, a sua pensão militar e a venda de propriedades, noticiou esta Terça-feira a Efe. Putin, que é natural de São Petersburgo, declarou ainda possuir um apartamento de 77 metros quadrados, coitado… e um lugar de garagem coberto de 18 metros quadrados e três carros. Por último, o Presidente russo indicou ser titular de 10 contas bancárias que totalizam 559.736 euros, assim como 230 acções do banco Sankt Petersburg. Trata-se certamente de um embuste e a oposição ao Kremlin tem vindo a denunciar há anos a imensa fortuna de Vladimir Putin, feita em conluio com os magnatas que enriqueceram também à conta dele, isto sem falar naqueles outros magnatas que têm aparecido mortos por vários sítios, para não darem com a língua nos dentes… enquanto a oposição possível vai apresentando a riqueza do ditador Putin, tendo dias sidopublicadas imagens de um sumptuoso palácio num parque natural no noroeste da Rússia.

Ricos! E já agora, quanto aos demais candidatos presidenciais registados… vários já saíram de cena e não se sabe ainda estão vivos e restam três que são, o comunista Nikolai Kharitonov, o ultranacionalista Leonid Slutsky e o representante do Novo Povo, Vladislav Davankov, e que também já submeteram as suas declarações de rendimentos, e certamente irão sair de cena aos poucos, devido aos percalços que têm sido encontrados pela Comissão Eleitoral Central Russa que é manipulada pelo ditador Putin… É assim que vai o mundo e por isso é tempo das pessoas pensarem naquilo que querem para o futuro dos filhos e das gerações que a eles se seguirão!

Edit Template
Notícias Recentes
Investigador picoense estuda o funcionamento eimpacto da indústria baleeira na sociedade açoriana
Artur Lima destaca centralidade dos Açores no IV Encontro Regional de Clubes Europeus
Dois detidos na Ribeirinha pela posse de heroína,droga sintética e liamba
Aprovada formação para empregados e desempregados
Vendas de criptomérias no Campo de São Francisco aumentaram em relação ao ano passado
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores