Edit Template

Colégio de São Francisco Xavier organizou Baile de Carnaval no Sábado

“É importante que as crianças aprendam a ser criativas e a divertirem-se de forma saudável”, afirma a Directora, Domingas Lisboa.
O Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, organizou na tarde de Sábado um Baile de Carnaval.
“Quisemos juntar novamente as famílias e envolvê-las na vida e nas actividades do Colégio e, por isso, aproveitamos o Carnaval para as convidar a vir até cá novamente”, afirmou ao Sítio Igreja Açores a irmã Domingas Lisboa, Directora do Colégio.
Danças, desfiles da creche, do jardim de infância e do primeiro ciclo; malassadas e muitos confetis, animaram esta tarde diferente para a comunidade do Colégio.
“É importante perpetuarmos a tradição e que as crianças aprendam a fantasiar-se e a serem criativas, divertindo-se de forma saudável”, afirma ainda a Directora do único colégio católico de Ponta Delgada.
“Trata-se de um momento de convívio entre a escola, pais e família e isso é muito importante para o nosso meio, para criarmos laços”, acrescentou ainda a religiosa que também se “fantasiou” de girassol.
O lema do ano no Colégio é, justamente, “Sede um girassol na vida do teu irmão” e será o tema que animará as fantasias que o Colégio irá mostrar à cidade de Ponta Delgada na próximaSexta-feira, 9 de Fevereiro, dia em que a autarquia organiza, com as escolas do concelho, o desfile de carnaval pela baixa.
“Este baile de Carnaval é um convívio para encerrar o Tempo Comum, para entrarmos na Quaresma, que é um tempo de maior reflexão e oração, mas antes, nós e os pais, ainda desfilaremos na cidade na próxima Sexta-feira. Estão todos muito empenhados”, refere ainda.
O colégio procura pontuar algumas festas do ano perpetuando as tradições mais enraizadas na cultura local. Durante a Quaresma as crianças mais velhas participarão numa romaria entre o Colégio e o Convento da Esperança, envolvendo as famílias e também alguns mestres de romeiros que ajudam na preparação da Romaria do Colégio de São Francisco Xavier que já se realiza há mais de duas décadas.
O Colégio de São Francisco Xavier, com valências da Creche ao Segundo Ciclo, acolhe cerca de 300 crianças e tem 55 colaboradores. É gerido pelas Irmãs de São José de Clunny.
A Congregação de São José de Cluny, fundada por Anne-Marie Javouhey, a 12 de Maio de 1807, em França, chegou aos Açores em 1893. As Irmãs formaram uma escola e depois deram apoio aos jovens carenciados através do Lar da Mãe de Deus, que acolhia crianças desfavorecidas e excluídas pelas famílias.
Antes, em 1891, as religiosas abriram o seu primeiro Estabelecimento de Ensino, em Lisboa; com a república, em 1910, foram expulsas de Portugal e regressaram 11 anos depois; actualmente, a Província Portuguesa de S. José de Cluny é constituída por 199 religiosas, em 21 comunidades.

Edit Template
Notícias Recentes
Plano de Saúde2030 aprovado pelo Governo “garante igualdade nos resultados da saúde”
Vilafranquense regressa às Festas de São João da Vila e forma a Marcha do Emigrante com representantes dos Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Inglaterra
Novo hotel Hilton é de “vital importância para o desenvolvimento da notoriedade internacional dos Açores”, afirma Duarte Freitas
Azeite e papo-seco foram os produtos que mais aumentaram de preço nos Açores entre Junho de 2023 e Maio de 2024
“O ioga é uma jornada profunda de auto-conhecimento”, afirma a instrutora Carolina Lino
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores