A ESA deverá decidir durante o segundo trimestre de 2024 o local de aterragem dos primeiros voos do Space Rider e Santa Maria continua a ser uma das melhores possibilidades, mesmo para o voo inaugural. “Estou aqui para insistir nisso. Santa Maria é uma boa opção”, afirma o Director de Programas de Voo da ESA, prometendo tomar uma decisão rapidamente.
Uma delegação da Agência Espacial Europeia (ESA) visitou a ilha de Santa Maria, Açores, no âmbito do processo de decisão do local de aterragem do Space Rider, o futuro veículo orbital reutilizável não tripulado da ESA, que está actualmente em fase de testes e validação.
“Estou aqui basicamente porque Santa Maria é, desde o início, uma das opções para a aterragem do Space Rider. Porquê Santa Maria? Porque o local é fantástico em termos de operações espaciais e já tem infraestruturas que podem ser adaptadas. Precisará de poucas melhorias para permitir esta aterragem, sendo o Space Rider o primeiro veículo europeu reutilizável capaz de aterrar”, afirma Stefano Bianchi.
O Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, congratula-se com o apoio recebido da ESA e garante que a agência nacional tomará “todas as medidas necessárias para garantir que a ilha de Santa Maria estará preparada para receber o voo inaugural do Space Rider, se essa for a intenção da ESA”. “Existem alguns condicionamentos que exigem a análise dos planos orbitais e que também dependem dos planos do Vega, mas teremos tempo para nos preparar”, afirma.
O Space Rider está actualmente em fase de testes e validação, estimando-se que o voo inaugural aconteça no terceiro trimestre de 2025. Este veículo pretende fornecer um sistema de transporte espacial integrado de acesso e retorno do espaço para clientes comerciais. Uma vez lançado, o Space Rider permanecerá em órbita durante dois meses, permitindo aos clientes que efectuem experiências e testes tecnológicos.
Para apoiar as futuras actividades do Space Rider, Portugal está já a desenvolver os trabalhos necessários para a implementação do Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria.
“Estamos a falar de um centro de integração de capacidades que vai servir de apoio para as actividades de investigação e experiências científicas desenvolvidas no Space Rider”, esclarece Ricardo Conde, sublinhando que está já decidido que uma experiência do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), da Universidade de Coimbra irá a bordo do voo inaugural do Space Rider.
A recente publicação do Decreto-Lei n.º 20/2024, de 3 de fevereiro, que revê a chamada Lei do Espaço, virá simplificar e potenciar a implementação do Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria e a realização de actividades científicas em Santa Maria. O referido Decreto-Lei define o conceito de actividades experimentais, clarificando que actividades podem ser abrangidas por um regime especial de licenciamento e de dispensa ou redução do valor do seguro: “qualquer actividade espacial que se destine primariamente à investigação, criação, desenvolvimento, teste ou validação de novos conceitos, produtos, serviços, tecnologias ou processos, ainda que possa ter, simultaneamente, fins comerciais.”