Um Colectivo de Juízes do Tribunal de Ponta Delgada condenou ontem uma mulher de 28 anos ao cumprimento de uma pena de 5 anos e 6 meses de prisão por diversos crimes, como furto, detenção de arma proibida, ofensa à integridade física, ameaça, invasão de propriedade privada, entre outros, que ocorreram entre Junho de 2020 e Abril de 2023.
Recorde-se que a arguida, consumidora de drogas à data das ocorrências, estava acusada pelo Ministério Público de subtrair dinheiro a um homem, fazendo uso de uma navalha, a 30 de Agosto de 2022, pelas 22h30, na zona das Laranjeiras, onde a mulher se encontrava para alegadamente se prostituir.
A 26 de Dezembro do mesmo ano, pelas 15h30, na Ribeira Grande, a arguida pediu a um taxista que a levasse ao Parque Atlântico. Ao chegar ao destino, a arguida pediu ao condutor que fosse buscar a sua mala ao porta-bagagens, ficando no interior do veículo. Quando regressou ao carro, o homem deu por falta da carteira que continha 1.500 euros e 350 dólares americanos.
No dia 3 de Fevereiro de 2023, pela 01h00 da madrugada, a arguida terá pedido boleia a um conhecido, na sua mota, das Laranjeiras a Água de Pau e, posteriormente, a São Roque. De seguida, pediu-lhe o telemóvel emprestado para fazer uma chamada, apropriando-se do telefone e do capacete.
Já a 7 de Fevereiro de 2023, pelas 22h30, no posto de abastecimento da Repsol, junto ao Parque Atlântico, a arguida abordou uma senhora e, alegando ter sido vítima de roubo, pediu-lhe boleia para os Arrifes. Durante o percurso, subtraiu a carteira da vítima, que continha 130 euros e agrediu-a com um rolo de papel de alumínio, provocando lesões na cabeça da ofendida. Deu, ainda, vários pontapés no tabliê da viatura e arremessado uma caixa com arroz na direcção da queixosa.
Na Praceta das Socas, a 23 de Janeiro de 2023, pelas 13h10, a arguida pediu boleia a um homem até à Fajã de Baixo e, quando chegaram ao destino, pediu-lhe que fosse buscar o seu saco ao porta-bagagens. Assim que regressou ao carro, a vítima terá dado por falta da carteira que continha 20 euros.
Dias depois, a 29 de Janeiro, pelas 07h30, a mulher de 28 anos convidou um homem à sua casa e serviu-lhe uma chávena de café com uma substância soporífera. Após a vítima ficar inconsciente, a arguida apoderou-se do telemóvel, um cordão e um anel de ouro, um casaco, um par de luvas, uma coluna, uns óculos de sol e 350 euros.
A 22 de Março de 2023, pelas 15h30, no parque de estacionamento de uma superfície comercial em São Gonçalo, a arguida abordou, em lágrimas, um homem, dizendo-lhe que tinha sido informada de que o seu filho estava doente. Pediu-lhe boleia até à creche e no trajecto, exigiu 20 euros para as despesas, ameaçando a vítima com uma faca e retendo a chave do carro até que o dinheiro lhe fosse entregue.
A 10 de Abril de 2023, por volta das 20h30, a arguida é acusada de participar no arrombamento de um consultório dentário, além de ter subtraído alguns bens, causando danos avaliados em 20 mil euros. Durante o incidente, teria deixado cair um documento com o seu nome, um termo de identidade e residência.
São vários os episódios que envolvem a arguida, não se limitando ao que descrevemos, havendo ainda mais ocorrências.
A mulher já se encontrava detida no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada enquanto decorreu o julgamento.
C.P.