Em 2023, o município de Vila do Porto apoiou em cerca de 500 mil euros vários projectos, instituições e associações sem fins lucrativos, através do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo. Este é um valor que demonstra a importância dada pelo Município ao apoio das entidades que desenvolvem acções em prol da comunidade mariense, em diversos sectores de actividade. Para a Presidente da autarquia, “o município tem de estar ao lado daqueles que apresentam ideias e pretendem implementar projectos no concelho, por isso, este apoio global é demonstrativo da disponibilidade que temos para com todas as pessoas e promotores”.
Estes apoios dividem-se em vários sectores, nomeadamente cultural (cerca de 219 mil euros), desportivo (cerca de 209 mil euros), projectos sociais (cerca de 19 mil euros), empresarial (cerca de 17 mil euros), recreativo (cerca de 16 mil euros), juventude (cerca de 9 mil euros) e educação (cerca de 9 mil euros).
Nota para áreas como educação e apoio social que, para além dos valores referidos ao abrigo do RMAA, também são abrangidas por outros apoios, entre eles, bolsas, apoio a famílias, habitação degradada, natalidade, comparticipação de medicamentos e aparelhos de saúde, etc., ao abrigo de outros regulamentos em vigor da autarquia. Segundo Bárbara Chaves, “são várias as áreas onde o município presta o seu apoio directo, potenciando novos projectos, dando robustez a actividades e eventos já existentes ou colmatando lacunas que possam ocorrer em diversos sectores, com vista a aumentar a qualidade de vida dos marienses”.