O novobanco dos Açores apresentou um resultado líquido positivo acumulado de 10.568 milhares de euros no ano de 2023, que, face ao período homólogo, representa um acréscimo de 127,9%.
Os resultados da actividade do novobanco dos Açores, neste período, apresentam “um aumento substancial” quando comparados com os do período homólogo, “explicado, na sua grande maioria, pelo forte crescimento da margem financeira”, que atingiu os 2,9%, e contribuiu para um aumento de 131,9% do resultado financeiro do banco.
Desta forma, o Cost to Income (custo face aos proveitos), incluindo resultados de mercados e outros resultados operacionais, registou “uma melhoria muito significativa”, situando-se em 29,7% no ano de 2023 (2022: 50,5%).
No âmbito da estratégia do novobanco dos Açores, no decorrer do ano de 2023, foi concluída a primeira fase, e dado início à segunda fase, do projecto de renovação da rede física dos balcões, tendo sido reinaugurados seis agências bancárias, onde se inclui o edifício sede, e um Espaço novobanco dos Açores. Este novo modelo de negócio do novobanco dos Açores, que “se afirma mais contemporâneo e funcional, vem alterar de forma substancial a dinâmica da banca na Região, com um modelo que tem como propósito colocar os clientes no centro da actividade.”
A renovação da rede de balcões continuará a ser corporizada em 2024, abrangendo as restantes agências, de modo a completar toda a rede comercial, representando um investimento total de cerca de 5 milhões de euros.
Acresce a estas intervenções “uma aposta decisiva” na desmaterialização de processos para “melhor satisfazer as necessidades da comunidade açoriana, disponibilizando e proporcionando, simultaneamente, os serviços e produtos do novobanco dos Açores, por meio de uma interligação de todos os canais e a partir de qualquer canal.”
Modelo de negócio sólido
No ano de 2023, e face ao mesmo período homólogo, o crédito a clientes (líquido) apresentou uma variação positiva de 3,6% (+12.629 milhares de euros).
Relativamente ao crédito vencido, contabilizam-se 4.710 milhares de euros, o que se traduz numa taxa de crédito vencido de “apenas” 1,2%.
No que respeita aos recursos, o banco sublinha que, no ano de 2023, o montante global dos depósitos de clientes era de 467.341 milhares de euros, valor este que representa um acréscimo de 3,1%, em relação ao verificado no ano de 2022.
Rácios de capital e de liquidez
O novobanco dos Açores continua bem posicionado” para apoiar os seus clientes particulares e empresas, com o rácio de solvabilidade (CET 1) a reforçar-se para 16,3% (Nov/23) e o rácio de liquidez (LCR) “confortável” nos 223,3% (dez/23).