No âmbito do 8.º Festival da Malassada, que terá lugar no próximo fim-de-semana, na freguesia da Ribeira Chã, na Lagoa, a entidade organizadora, Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã, convida todos os visitantes a trazerem a sua fantasia, para dar mais cor e brilho ao evento, proporcionando, assim, um ambiente mais carnavalesco. A entrada é livre.
Entre as 15h00 e as 19h00, dos dias 10 e 11 de Fevereiro, o Centro de Catequese e Cultura da Ribeira Chã será palco da edição deste ano do Festival da Malassada, estendendo-se o evento a toda a rua da Boavista, com barraquinhas de confecção e venda de malassadas, doçaria típica desta época carnavalesca e licores, a cargo de várias empresas e instituições, como o Centro de Actividades de Tempos Livres – O Borbas, Pastelaria Deolinda, o Grujola, Padaria e Pastelaria Flora, Lima & Quental, Lda., Biscoitaria da Bretanha, Sociedade Filarmónica Lira do Rosário, Centro Social e Cultural da Atalhada, Grupo de Catequese da Matriz da Lagoa, Sagrado e Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã.Para além de que, os visitantes poderão degustar, de forma gratuita, o tradicional chá de poejo e chá da Gorreana.
Nesses dois dias, haverá, igualmente, animação infantil dedicada aos mais jovens, com pula-pulas, pinturas faciais, jogos tradicionais, a cargo da Escola Profissional EPROSEC, e algumas oficinas lúdicas, como um workshop de bordado do projecto “A Avó Veio Trabalhar nos Açores». A Associação 9’ Circos apresentará o espectáculo Desclowntrolado, dedicado aos mais novos. Os Urban Sketchers também irão associar-se ao festival, onde terão a oportunidade de captar pormenores, através do desenho, guardando as suas impressões e sensações ali vivenciadas.
Para animar o festival, irão actuar o Grupo Som do Vento, o Ensemble de Saxofones da Sociedade Filarmónica Estrela D´Alva, Violas da Terra de Rafael Carvalho, Grupo de Cantares Vozes do Mar do Norte, o Grupo de Cantares Vozes do Monte Santo e o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz.