“A Câmara Municipal vai desenvolver o projecto Ponta Delgada Integra. Uma iniciativa que mais do que dar as boas-vindas aos estudantes do programa Erasmus, pretende apresentar a nossa cidade, o nosso concelho, as nossas 24 freguesias e a nossa identidade e cultura a estes jovens”, anunciou o vereador da autarquia, Sérgio Rezendes. No fundo, “a autarquia vai disponibilizar apoio logístico e cultural, dentro das possibilidades do município, para que estes jovens de Erasmus possam se sentir integrados e envolvidos num sentimento de pertença em relação a Ponta Delgada. Desta forma, podemos reforçar o nosso concelho enquanto região extremamente apelativa para os alunos de Erasmus, ao mesmo tempo que nos destacamos enquanto destino turístico de excelência”, reforçou.
Segundo o responsável pela área da Educação do município, este importante projecto “surge de uma parceria com a Universidade dos Açores e por intermédio de um grupo de alunos denominado IntegraUAc, que estará responsável pela coordenação deste programa”. Sérgio Rezendes explicou ainda que “com a colaboração do referido grupo de alunos voluntários da UAc, que, brevemente, se oficializará como associação e se tornará representante oficial da Erasmus Student Network (ESN) na Universidade dos Açores, assumimos a missão tanto de bem receber aqueles que vêm para a nossa universidade, como de contribuir para os que vão viver esta experiência em outro país”.
A ESN é uma associação europeia de apoio aos estudantes que se encontram a realizar o Programa Erasmus, que está representada em 41 secções de países do território europeu e conta, actualmente, com 525 secções locais, distribuídas por várias universidades.