Uma superfície frontal fria com ondulações provocou ontem um agravamento do estado do tempo nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, com a ocorrência de precipitação por vezes forte que voltou a provocar inundações em várias casas dos Arrifes e voltou a danificou as principais vias, o que vai impossibilitar a realidade do corso de carnaval.
Estas enxurradas causaram também problemas em toda a zona da Bretanha, com queda de árvores, deslizamentos de terras e corte de caminhos.
As chuvas levaram ao cancelamento do jogo entre o Santa Clara e o Futebol Clube do Porto.
Face a esta superfície frontal fria, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros alertou os residentes em São Miguel e Santa Maria para que verifique a validade dos seguros da sua casa e viatura e certifique-se que têm cobertura para fenómenos da natureza.
Pediu para que consolidem telhados, portas e janelas e procedem ao corte ou poda de árvores próximas, que apresentem risco de queda. No caso de árvores de grande porte ou que não sejam propriedade sua, informe os serviços da sua autarquia;
Alerta também para que “mantenha limpos os sistemas de drenagem, bem como, os adjacentes à sua residência. Caso tenha conhecimento de uma situação que possa provocar danos, alerte as autoridades competentes”.
“Guarde os objectos soltos do jardim e o caixote do lixo ou outros que possam ser projectados pelo vento. Um objecto, mesmo que leve, projectado por vento forte pode causar grandes prejuízos materiais e acidentes pessoais graves”, refere a Protecção Civil que pede aos residentes para que “fechem bem portas, janelas e persianas.”
“Mantenha a sua viatura com o tanque de combustível cheio, pois poderá ter que fazer, nas suas deslocações, percursos maiores por via de estradas interrompidas ou intransitáveis”, alerta.
“Abrigue os animais, particularmente os domésticos, pois são extremamente sensíveis a temporais; dentro de casa, escolha um local seguro, afastado de portas e janelas, procurando não potenciar o risco; se verificar que existem infiltrações, barulhos estranhos ou fendas nas paredes, contacte as autoridades. Pode ter de abandonar a sua residência,” alerta o Serviço de Protecção Civil.
Se precisar sair de casa, desligue a electricidade, o gás e a água. Essa medida contribui para evitar acidentes nos seus bens e nas forças de segurança. Leve o seu kit de emergência, poderá necessitar dele”, refere.
“Ligue o rádio, fique atento às recomendações difundidas e não contribua para a divulgação de boatos” e “siga sempre as recomendações dos agentes das autoridades presentes, eles estão nos locais para o ajudar.”