Edit Template

Liga MEO Surf passa em Junho pelo areal de Santa Bárbara na Ribeira Grande

A 14ª edição da 1º divisão do surf português terá uma etapa, como de costume, em Santa Bárbara. A penúltima etapa do campeonato deste ano realizar-se-á entre os dias 21 e 23 do mês de Junho, em São Miguel. Será muito importante a participação do público micaelense, como de resto costuma a acontecer, uma vez que alguns prémios são atribuídos pelo público.

A Liga MEO Surf arranca daqui a 6 semanas na Figueira da Foz, na primeira de cinco etapas que determinarão o campeão nacional deste ano. A Allianz Figueira Pro decorrerá entre os dias 22 e 24 de Março. A segunda etapa será no Porto de 12 a 14 de Abril e a terceira será na Ericeira de 24 a 26 de Maio. A etapa que acontecerá nos Açores, mais precisamente no areal de Santa Barbara que fica em São Miguel, decorrerá entre os dias 21 e 23 de Junho. A última etapa deste circuito está agendada para os dias 25,26 e 27 de Outubro e será em Peniche.
A Liga MEO Surf conta, pelo sexto ano consecutivo, com o Grupo Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade e enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos. As acções de sensibilização e de pedagogia enquadradas no programa “Amar o Mar” realizam-se em conjunto com o Pingo Doce. No ano passado, estas iniciativas envolveram cerca de 600 crianças provenientes das escolas dos concelhos de cada uma das etapas.
O público também terá uma palavra a dizer. Os espectadores irão escolher os seus surfistas preferidos no Fantasy Surfer, onde o vencedor de cada etapa receberá um relógio GPS The Search 2 da Rip Curl e o mais pontuado no final do circuito receberá também uma prancha da Polen Surfboar. Para participar, basta seguir os seus surfistas preferidos no site www.fantasy.ansurfistas.com.
Este ano, as premiações especiais irão continuar: a Allianz Triple Crown, que premeia os melhores surfistas no conjunto das etapas de Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande; a disputa pela melhor onda de cada etapa; a melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras no Bom Petisco Girls Score; a luta pelas melhores manobras tanto no masculino como no feminino nas Go Chill Expression Sessions, Waversby Round, Waikiki Junior Award e os prémios reservados aos melhores surfistas locais nas etapas da Figueira da Foz, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche.
O Junior Tour, plataforma competitiva reservada aos talentos do surf nacional de até 20 anos será composto por quatro etapas, em 2024, em vez das três do ano anterior. Às etapas de Porto e Matosinhos, Viana do Castelo e Santa Cruz foi acrescentada uma etapa em Aveiro. Os campeões nacionais em 2023, Martim Nunes e Gabriela Dinis, tentarão revalidar os seus títulos.

“Estamos de volta…”

Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas, afirma: “Estamos de volta com a principal competição de surf em Portugal e com um sabor especial. Isto porque ao longo destes anos todos, vivemos debaixo de vitórias de surfistas como Frederico Morais, Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot, entre outros”
“No entanto, em 2023, os mais novos tomaram a dianteira das competições da Liga MEO Surf e isso é por si um excelente indicador de quem vai carregar a bandeira portuguesa no futuro. Eu, pessoalmente, gostaria ainda de ver valores como Matias Canhoto, Teresa Pereira ou Jaime Veselko a complicar a vida a Joaquim Chaves e Francisca Veselko na revalidação dos seus títulos. É isto mesmo que a Liga MEO Surf compreende: confronto de experiências entre gerações para que os surfistas portugueses se superem a si próprios de ano para ano”, concluiu.
Luíza Galindo, directora de marketing e comunicação do MEO, diz que “estamos muito expectantes para, mais uma vez, apoiarmos a revelação de novos talentos, e muito orgulhosos da aposta numa modalidade que vai ao encontro de muito do que transmite a marca MEO: humanização, experiências que ligam as pessoas à vida e promoção do que temos de melhor com a passagem por algumas das praias mais bonitas de norte a sul do país e também dos Açores.”

Campeões com preparações
diferentes e objectivos comuns

Os campeões em título Joaquim Chaves e Francisca Veselko, ambos de 20 anos, optaram este ano por adoptar uma estratégia diferente para se prepararem da melhor maneira de forma a conseguirem conquistar os seus objectivos pessoais.
Joaquim Chaves, campeão em título nos masculinos, afirma que a sua “preparação para este ano está a ser um pouco diferente. Estou no Havai e vou cá ficar até 23 de Fevereiro. Estou a tentar focar-me a surfar melhor com pranchas maiores. Estou a acompanhar o Frederico Morais e os outros atletas que também competem no CT que treinam com o nosso treinador, Richard Marsh. Depois vou regressar a Portugal e vou ter cerca de um mês antes da primeira competição do ano que é o último QS regional europeu. Esse vai ser o meu principal objectivo para tentar alcançar a qualificação para o Challenger Series. Se isso não acontecer, vou dedicar-me a viajar com esta equipa e evoluir o meu surf o máximo possível”.
“A Liga MEO, este ano, vai estar um bocadinho em segundo plano, mas vou tentar fazer todas as etapas e dar o meu melhor para tentar conquistar o meu segundo título nacional”, concluiu.
Já Francisca Veselko, campeã em título nos femininos e vencedora de dois dos três últimos campeonatos, disse que tem “tido uma preparação um pouco diferente em relação a outros anos. Este ano estou mais focada em melhorar a técnica nos tubos e aperfeiçoar a técnica em manobras de lip. Desta forma, espero estar à altura dos meus objetivos deste ano que são a qualificação para os Jogos Olímpicos, qualificação para o Championship Tour e a revalidação do título de campeã nacional.” Nesta edição da Liga MEO Surf competirão a tempo inteiro alguns jovens talentos vindos da competição júnior tais como Diogo Bravo, Manuel Pirujinho, Kekoa Hummel, Joaquim Trindade e Simão Prazeres.

F.F.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores