Irá decorrer no próximo dia 19 de Fevereiro, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada um workshop que visa formar os agentes culturais no âmbito do projecto ‘De Fenais a Fenais’, com apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e Museu Carlos Machado. Os interessados deverão inscrever-se de forma gratuita através de um formulário presente nas plataformas online.
O tema e objectivo deste evento visam “o património cultural e imaterial como elemento provocador e dinamizador de processos de desenvolvimento local e territorial a partir da gastronomia tradicional e da salvaguarda dos saberes e práticas da viola da terra, enquanto acção de formação dirigida aos agentes culturais em geral e em particular aos agentes culturais para o desenvolvimento local do projecto de ‘De Fenais a Fenais’.”
O programa ‘De Fenais a Fenais’ tem por base a intervenção territorial por via da cultura, e do património e “traduz a vontade do Museu Carlos Machado, enquanto museu de território, de encorajar uma relação próxima entre o Património e as várias pessoas que fazem um território”. Tem como campo de acção quatro freguesias da costa norte da ilha de São Miguel (Fenais da Luz, Rabo de Peixe, Maia e Fenais da Ajuda) num projecto que assume o Património e as Artes como matriz do desenvolvimento local. Por um lado, este projecto “incentiva o estudo e divulgação do património local único de cada freguesia, por outro reconhece o papel da actividade e da inovação no despoletar de novos caminhos que tenham em simultâneo significado cultural, valor económico, alcance ambiental e impacto social na melhoria das condições de bem-estar global das populações e na criação de uma competitividade territorial que promova a coesão social”.
O workshop “Património Imaterial e Cultural” terá início às 10h00, com a intervenção do o Director Regional dos Assuntos Culturais, Duarte Nuno Chaves, acerca de “O Património Cultural e Imaterial: Elementos para a Promoção da Inovação e do Desenvolvimento.” Aqui, será dada a definição, contextualização e “processos de memória colectiva e processos criativos de valorização e recriação local: exemplos da gastronomia e da viola da terra”.
Às 11h15, a temática “O Património Cultural e Material, Museologia e Desenvolvimento Comunitário” será abordada por João Paulo Constância, Director do Museu Carlos Machado, e por Valério Moniz da Equipa do Património Cultural Imaterial do Museu Carlos Machado. O museu em questão servirá de exemplo na discussão acerca da “importância dos museus na salvaguarda do Património Cultural e Imaterial e a sua relação com as comunidades locais”.
Às 11h45, em representação da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, estará o arquitecto Jorge Koll com o tema “Fotografia Comunitária de Pessoas, Tradições e Objectos no Reforço da Identidade Cultural dos Locais”. Será apresentada a “importância de um estúdio móvel de fotografia como instrumento comunitário na valorização do património cultural imaterial e elemento desbloqueador de processos de desenvolvimento pessoal e social”.
Às 12h30 haverá espaço para a análise destas temáticas e debate com os participantes seguido de almoço livre.
Às 14h30, Pedro Gouveia, da Cooperativa Kairós e Filipa Grebolo do Museu Carlos Machado apresenta a temática “A gastronomia Tradicional, Animação Territorial e Promoção do Emprego Local: Estratégias de Intervenção a partir do Projecto de Fenais a Fenais.”
Às 15h15, Wellington Nascimento da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e Valério Moniz do Museu Carlos Machado falam da temática “A Viola da Terra, Salvaguarda dos seus Saberes e Práticas: Contribuição para a Identidade Musical Açoriana para o Desenvolvimento da Música nas Comunidades Educativas Locais.” Às 16h00 abre-se o debate final e conclusões.