O Comando da PSP dos Açores, através da Esquadra da Ribeira Grande, deteve no dia 5 de Fevereiro, em flagrante delito, um homem, de 23 anos, residente na freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande, suspeito de ter cometido um crime de introdução em local vedado ao público.
Este suspeito encontrava-se ainda sujeito a uma medida de coacção de afastamento da residência onde, ilegitimamente, se introduziu, decorrente de uma investigação por suspeitas da prática de um crime de violência doméstica, pertencendo esse imóvel à sua avó/vítima, de 72 anos.
A importunação, praticada pelo suspeito, era constante para obter dinheiro para sustento do seu vício, perturbando-a na sua residência, a qualquer hora do dia e/ou da noite, até que conseguisse os seus intentos.
O o suspeito já havia sido detido por suspeitas de ter cometido vários crimes contra a sua avó, nomeadamente, através de ameaças, injúrias e diversos crimes contra o património.
Este indivíduo “é bastante conhecido” da PSP, pela prática reiterada de vários comportamentos ilícitos, sendo ainda referenciado por ser consumidor de matéria estupefaciente.
Após ter sido sujeito a primeiro interrogatório judicial, no dia 7 de Fevereiro, foi aplicada pela Autoridade Judiciária competente ao suspeito, a medida de coacção mais gravosa, a prisão preventiva.
Diz a PSP que acredita que esta acção possibilitou “sustentar o sentimento de segurança dos cidadãos da área referida, reforçando a confiança dos mesmos no desempenho da Polícia de Segurança Pública, no que concerne à prevenção e repressão deste tipo de ilícitos criminais no concelho da Ribeira Grande”.
PSP deteve 26 homens
nos Açores em 4 dias
O Comando Regional da PSP dos Açores deteve, no período de 5 a 8 de Fevereiro, 26 homens, 17 dos quais pela Divisão da PSP de Ponta Delgada.
Foi detido, em flagrante delito, um indivíduo, de 30 anos, na vila das Capelas, pelo crime de furto de viatura.
A PSP procedeu à detenção, em flagrante delito, de um jovem, de 23 anos, no concelho da Ribeira Grande, pelo crime de introdução em local vedado ao público (residência). Foram detidos dois, de 29 e de 60 anos, no concelho da Lagoa, o primeiro pelo crime contra a autoridade criminal, por condução de veículo apreendido e o segundo pelo crime de condução com carta apreendida.
Foram detidos quatro homens, com idades entre os 20 e os 41 anos, nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Povoação e da Ribeira Grande, dois pelo crime de condução de veículo sob a influência de álcool, apresentando uma taxa de alcoolemia superior a 1,20 gramas por litro e dois pelo crime de condução sem habilitação legal.A PSP procedeu à execução de um mandado de detenção e condução, emanado pela Autoridade Judiciária competente, de um indivíduo, de 56 anos, no concelho do Nordeste, para cumprimento de 170 dias de prisão efectiva, pela prática do crime de dano qualificado.
Procedeu ainda à execução de 8 mandados de detenção e condução, emanados pela Autoridade Judiciária competente, de 8 indivíduos, com idades entre os 25 e os 43 anos, nos concelhos de Ponta Delgada, de Vila Franca do Campo e da Ribeira Grande, para assegurar a presença em diligências processuais no tribunal. A Divisão da PSP de Angra do Heroísmo, deteve, no mesmo período, nove homens. Procedeu à execução de 9 mandados de detenção e condução, emanados pela Autoridade Judiciária competente, de 9 indivíduos, com idades entre os 21 e os 52 anos, no concelho de Angra para assegurar a presença em diligências processuais no tribunal. Realizou uma operação de fiscalização rodoviária, no concelho de Angra, tendo sido detectadas 15 infracções do Código de Estrada.
Durante o período de 5 a 8 de Fevereiro de 2024, foram registadas 46 acidentes de viação que provocaram 10 feridos além de danos materiais nos veículos
O Comando da PSP dos Açores recomenda a todos os cidadãos que contactem, por qualquer via, qualquer Esquadra da PSP a fim de adicionar a intervenção policial em tempo útil e em prol de um melhor serviço à comunidade”.