Os Octant Hotels vão homenagear a tradição do Carnaval com a reinterpretação do ‘Cozido’, outrora sustento dos mais foliões para a época festiva que se avizinha. Hoje e nos dias13, 17 e 24 de Fevereiro são sinónimo de cozidos preparados com “respeito pelas tradições, saberes e costumes de cada região”.
De norte a sul de Portugal, passando pelos Açores, cada cozido destaca “o produto estrela – o que melhor representa este tradicional prato em cada uma das localizações. Disponíveis apenas ao almoço, prometem revisitar a gastronomia regional”.
Nos Açores, o Octant Ponta Delgada realça o inhame, o tubérculo utilizado em muitos dos pratos da gastronomia açoriana. Já o reconhecido cozido do Octant Furnas realça o chambão ossobuco, cuja carne é criada nos pastos naturais da ilha de São Miguel.
O Octant Douro dá destaque ao frango do campo – desde sempre no centro da alimentação deste território. Para honrar os produtores locais e uma das couves mais icónicas da região, o cozido do Octant Lousã utiliza a couve-lombarda na sua receita. Já em pleno Alentejo, o borrego é o ingrediente estrela do cozido do Octant Évora.
Mais a sul, no sotavento algarvio, o presunto com 12 meses de cura irá realçar os sabores do cozido do Octant Praia Verde. Pouco utilizada hoje em dia na gastronomia do Algarve, a Pêra, outrora ingrediente indispensável nos cozidos de grão da região, será o produto estrela do cozido do Octant Vila Monte.