Edit Template

Utentes do Programa Novos idosos e dos centros de convívio da Misericórdia da Lagoa participaram em convívio de Carnaval

Numa tarde repleta de alegria e vivacidade, o Salão Paroquial da Igreja de Santa Cruz foi o cenário de uma festa de Carnaval verdadeiramente memorável, organizada pela equipa técnica local do Programa Novos Idosos, da Lagoa. No dia 8 de Fevereiro de 2024, 31 participantes provenientes do Programa Novos Idosos e dos Centros de Convívio de Santa Cruz e Água de Pau da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa, uniram-se para celebrar a tradição carnavalesca.
O momento de abertura da festa foi marcado pelas palavras calorosas de António Augusto da Ponte Borges, Provedor da Mesa Administrativa Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa – Açores, congratulando o Programa da Vice-presidência do Governo dos Açores, por esta valiosa iniciativa. Expressou gratidão e satisfação pela presença de todos os participantes, nomeadamente os utentes do referido Programa, os seus cuidadores e os utentes dos centros de convívio da Instituição.
Destacou ainda, a importância vital destes momentos de convívio, para a promoção do bem-estar e qualidade de vida da população mais velha, ressaltando o papel significativo que desempenham na construção de uma comunidade unida e inclusiva, visando um envelhecimento mais activo.
A festividade contou com o apoio de entidades locais. A Polícia de Segurança Pública (PSP), através do programa de proximidade da cidade da Lagoa, esteve presente, contribuindo para um ambiente festivo e procurando criar laços de proximidade com os participantes.
A Câmara Municipal da Lagoa desempenhou um papel crucial, facilitando os recursos audiovisuais que enriqueceram e animaram a tarde de todos os presentes e ainda a paróquia de Santa Cruz, disponibilizando o Salão Paroquial e o seu responsável, permitindo deste modo a organização e realização da festa.
No decorrer da festa realizou-se um jogo de questões sobre músicas antigas, proporcionando momentos de convívio, estimulação cognitiva e uma saudável competição entre os participantes.
A diversão prolongou-se ainda, com um concurso e desfile de máscaras, onde os utentes do Programa dos Novos Idosos e dos centros de convívio de Santa Cruz e Água de Pau exibiram a sua criatividade e originalidade.
As 31 máscaras apresentadas a concurso foram cuidadosamente avaliadas por um painel composto por três júris. A competição foi acirrada, mas ao final do dia, a Misericórdia de Lagoa, o Restaurante Aroma das Ilhas e o Clube Desportivo Santa Clara premiaram os participantes mais destacados, reconhecendo o esforço e talento, envolvidos na elaboração das máscaras.
Esta iniciativa não foi apenas uma celebração carnavalesca, mas também um evento que promoveu a interação social, a estimulação cognitiva e a expressão criativa entre os mais experientes membros da comunidade.
O evento reforçou a importância do envelhecimento activo e do apoio institucional na promoção do bem-estar dos idosos, evidenciando que a alegria e a inclusão são ingredientes essenciais, para uma comunidade vibrante e saudável.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores