Edit Template

Snack-Bar Travassos continua a privilegiar uma vasta e variada ementa regional

O Snack-Bar Travassos está agora a ser explorado por Rodrigo Travassos e sua mulher Paula Travassos, uma vez que o pai do nosso entrevistado, Manuel Travassos, reformou-se.

No Mercado da Graça está um dos melhores snack-bares da cidade, recomendado pelos amantes da culinária, com avaliação positiva através do Feedback dos visitantes Google, onde os comentários mais frequentes mencionam a excelente cerveja e os bons pratos, para além do bom café, que está entre as bebidas mais pedidas.
O Snack-Bar Travassos está agora a ser explorado por Rodrigo Travassos e sua mulher Paula Travassos, uma vez que o pai do nosso entrevistado Manuel Travassos passou à reforma.
Rodrigo Travassos, de 41 anos de idade é empresário em nome individual desde 2001. “O meu pai decidiu reformar-se há três anos, e eu e minha esposa acabamos por tomar conta do negócio”, disse. Daí para cá, o “negócio tem tido altos e baixos, mas é como tudo na vida, ns dias melhores do que outros”.
Por estes dias, Rodrigo Travassos é o rosto mais visível do Snack-Bar Travassos, porque está por detrás do balcão, surgindo ainda a cozinha quase ao estilo open space, diferenciada apenas por estar separada por vidraças, onde a mulher Paula Travassos prepara a ementa do dia.
A família Travassos chegou a ter um estabelecimento na Rua Guilherme Poças Falcão, mas quando o pai decidiu ir para a reforma, mudaram-se de “armas e bagagens” para o Mercado da Graça. Assim, muitos dos clientes que já estavam habituados a estar no estabelecimento que ficava muito perto do Museu Carlos Machado também começaram a frequentar o Snack-Bar Travassos do Mercado da Graça.

Boa atmosfera o opções deliciosas

A atmosfera convidativa e opções deliciosas do Snack-Bar Travassos atraem moradores, visitantes, mas “poucos estrangeiros”, no entender de Rodrigo Travassos, isto porque “os maiores consumidores são os clientes locais”. Sempre aparece um ou outro, e deste modo, “o que vier por acréscimo é sempre bom”.
O Snack-Bar Travassos é um lugar acolhedor e autêntico, quase como o sabor da cerveja, que ali é servida. “Por norma vendemos sempre o produto que é da nossa Região, porque o que é nosso é que é bom e faz-se força para sempre seja assim”.
Já agora, fique a saber, o que pode encontrar na ementa, que é sempre variada. Carne guisada, mão de vaca, língua da vaca estufada, iscas de fígado de vaca, bifinhos de frango com caril, lombinhos à regional, pernas de frango assadas, filetes de cavala, bacalhau cozido, rabo de boi estufado, sobrada com feijão, lasanha de carne com massa fresca, entre outros imperdíveis pratos.
Para além de Rodrigo Travassos e da sua mulher, há ainda um outro colaborador no Snack-Bar Travassos, que é o filho do casal, Frederico Travassos.

Natural da freguesia dos Arrifes

Rodrigo Travassos nasceu na freguesia dos Arrifes, mas sua instrução primária foi concretizada na Escola da Mãe de Deus, antes de frequentar a Escola Básica Integrada Roberto Ivens e Escola Secundária Antero de Quental.
Sobre a freguesia que o viu nascer, diz “ser a maior, em área, do Concelho de Ponta Delgada e a segunda maior dos Açores”, mas também “a maior bacia leiteira dos Açores”.
Não obstante esta realidade, Rodrigo Travassos passou a maior parte da sua infância em Ponta Delgada e a freguesia dos Arrifes acabava por ser mais “o dormitório”. O pai ia trabalhar e Rodrigo Travassos ia estudar.
Aos fins-de-semana, e porque o pai também tinha um bar ambulante e ia com ele para onde ele fosse.
Ou seja, Rodrigo Travassos começou esta vida de comerciante muito cedo, “quando tinha apenas seis anos de idade”.

Snack-Bar Travassos desde 1982

Por sua conta, o pai esteve no Mercado da Graça desde 1982. Desde então, Rodrigo Travassos tem visto “a evolução. Poderia ser melhor, mas dentro dos possíveis está bom, mas vai melhorar, porque temos de ter sempre pensamento positivo em relação ao futuro”.
O pai, Manuel Travassos, é natural da freguesia dos Mosteiros e a mãe, Maria Travassos, das Feteiras. Contudo, a maior parte da família materna de Rodrigo Travassos é também dos Mosteiros.
Sobre os Mosteiros, diz que “é uma freguesia tranquila, com uma grande aproximação ao mar e um pôr de sol lindíssimo”.
No pouco tempo que tem livre “aproveita para andar de moto para distrair”. Não faz caminhadas, “porque o cansaço é tanto, que quando chega o fim-de-semana, o que queremos é descansar as pernas”.
Acresce referir, que o Snack-Bar Travassos funciona das 06h00 às 19h00 durante a semana e até à Quinta-feira. À Sexta-feira, das 05h30 às 19h00, e ao Sábado, das 05h30 às 14h00.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
Mulheres em situação de sem-abrigo em São Miguel estão “em profundo sofrimento psicológico pela situação em que vivem”
Sónia Melo distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria chef privada
“O folclore é sempre o parente mais pobre da cultura”, afirma Filomena Loura, Presidente do Grupo Folclórico da Lomba do Cavaleiro
Tem crescido o número de caravelas-portuguesas avistadas nas zonas balneares do continente e Açores
Comunidade açoriana de Rhode Island apela a David Neeleman para a Breeze Airways fazer voos directos para os Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores