Edit Template

Presidente Luís Garcia afirma que“diálogo e responsabilidade são as vias para a estabilidade que todos queremos”

CHEGA provoca incidente com cartazes com a palavra ‘Vergonha’ por José Pacheco não ser eleito Vice-presidente do Parlamento e é criticado pelo deputado do PSD/A, Joaquim Machado.

O Presidente reeleito da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Luís Garcia, afirmou ontem na sessão constitutiva do Parlamento açoriano que encara a sua reeleição por 39 votos a favor “como uma enorme responsabilidade”.
Disse aos deputados regionais eleitos, “sobretudo aqueles que aqui estão desde a última legislatura”, que de si “sabem com o que podem contar: com trabalho, com muita dedicação, com isenção e com um esforço permanente para estar aqui em representação de todos as senhoras e os senhores deputados”.
“ Tive 39 votos a favor”, afirmou Luís Garcia, “mas garanto-vos que serei, como sempre assim foi, presidente das senhoras e dos senhores deputados, procurando, naturalmente, decidir bem em cada momento.”
“Mas, também, como já sabem, às vezes decido mal e contarei com a vossa ajuda para quando assim acontecer também seja chamado à responsabilidade. É assim mesmo. Ninguém toma decisões a 100 por cento certas”, sublinhou Luís Garcia.
Realçou que encara também “esta missão, porque é este o sentido que trago das recentes eleições, como sempre foi, mas agora de forma renovada, com uma disponibilidade permanente para o diálogo e para o compromisso. Aliás sinto que o diálogo e a responsabilidade são as vias para a estabilidade que todos nós queremos e, portanto, espero e faço votos que todos se predisponham a dialogar, a assumir compromissos e a assumir responsabilidades”, afirmou.
Luís Garcia terminou a sua intervenção saudando e cumprimentando os açorianos , “e com eles firmo o compromisso de tudo fazer para dignificar e respeitar o primeiro órgão da nossa Autonomia que é esta Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, órgão em que queremos que todos os açorianos se vejam representados e tudo temos de fazer para isso. Muito obrigado pela vossa confiança”.

CHEGA provoca incidente
após as votações

Encerradas as votações dos 57 deputados eleitos, o deputado do PSD/A, Joaquim Machado, foi eleito Vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional com 33 votos favor, 18 votos contra e seis abstenções.
O deputado eleito João Vasco Costa, do PS/A foi eleito Vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional com 47 votos a favor, cinco votos contra e 5 abstenções.
O deputado eleito José Pacheco, do CHEGA, não foi eleito Vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional com 50 votos contra e 7 votos a favor, mais dois do que o número do seu Grupo Parlamentar.
Em resultado desta eleição, os cinco deputados do CHEGA empunharam cartazes com a palavra ‘Vergonha’ numa altura em que presidia à Assembleia Legislativa Regional o Vice-presidente do Parlamento, Joaquim Machado, do PSD/A, que nas palavras que proferiu, criticou a atitude.
Joaquim Machado, enquanto Vice-presidente da Assembleia, afirmou que a “manifestação gráfica” exibida pelos deputados do CHEGA “não dignifica quem a fez. Vergonha”, afirmou Joaquim Machado, “é não respeitar as decisões soberanas o povo açoriano e, neste caso, dos seus representantes”.
Joaquim Machado acabou por dar o lugar ao Presidente reeleito da Assembleia Legislativa Regional, Luís Garcia, completando-se a constituição da mesa com os secretários em representação do PSD (deputada Nídia Inácio) e do PS (deputado Lubélio Mendonça).

Edit Template
Notícias Recentes
Hospitais e Centros de Saúde dos Açores devem mais de 700 mil euros aos bombeiros pelo transporte não urgente de doentes
Nova carreira para os assistentes operacionais terá retroactivos, mas há processos que continuam por concluir
Universidade dos Açores acolhe a exposição “Frágil & Resiliente” até final de Maio
“Através do desporto, podemos promover turisticamente a Região e o Clube União Micaelense tem feito isso com excelência” afirma
Ex-Presidente do HDES defende-se e diz que “não fazia nem rasurava” as actas do conselho de administração do hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores