Edit Template

Açores são o destino nacional convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa

Os Açores são o destino nacional convidado da próxima edição da BTL, que decorre de 28 de Fevereiro a 3 de Março, no Parque das Nações, em Lisboa, o que potenciará a exposição da Região perante o mercado nacional, o seu principal mercado emissor de turistas.
Da participação açoriana nesta 34.ª edição da maior feira de turismo do país, são destaque a intervenção do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, a 28 de Fevereiro, no CNN Portugal Summit “Portugal Tour”, que irá debater os principais desafios do turismo nacional, nomeadamente o facto de este ser um dos sectores mais relevantes da economia e, ao mesmo tempo, se deparar com adversidades conjunturais internacionais.
Já no dia 29 de Fevereiro, a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, intervém no CNN Talks, no stand dos Açores. A participação da governante está integrada no tema “Turismo dos Açores, perspectivas e desafios”.
O stand dos Açores, da responsabilidade conjunta da Visit Azores e da AMRAA – Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, contará com a presença da própria Visit Azores, entidade responsável pela promoção turística externa da Região, e com a representação dos 19 municípios açorianos, para além de 29 empresas associadas da Visit Azores, que procurarão promover os seus produtos.
A BTL 2024 promete uma oferta diversificada em expositores, sectores e conteúdos, sempre com a missão de se afirmar como feira de referência no sector do turismo, a nível nacional e internacional.
Serão apresentados mais de 1.500 expositores, de 85 destinos internacionais e mais de 400 eventos durante esta grande feira do turismo, com programas para toda a família, provas, gastronomia, apresentações, concertos e grandes promoções e ofertas exclusivas de férias.
Durante os cinco dias da feira, os visitantes poderão participar em workshops temáticos, assistir a apresentações sobre os países ou fazer provas gastronómicas.
A BTL apresenta ainda mais buyers internacionais, oriundos de 42 mercados. Este crescimento representa mais 50% relativamente à edição de 2023. Ao todo, serão mais de 200 hosted buyers de diferentes latitudes na maior feira de turismo do país. Conhecida por acompanhar as tendências no mercado de inovação turística, diversidade e inclusão, a BTL vai apresentar, como habitualmente, uma vasta oferta ao nível da sua programação, que passa por várias áreas, desde a tecnologia à cultura.
A BTL continua a ter o foco na qualidade, diversidade e valor. O espaço que pretende ser um hub de conhecimento e partilha de ideias, conhecido como BTL Lab, também está de regresso e vai contar com a apresentação de talks a nível tecnológico digital, ecológico e cultural.
De referir que no Pavilhão 1 vão estar instaladas as sete entidades regionais, enquanto o Pavilhão 2 estará ocupado com comunidades intermunicipais, câmaras municipais e gastronomia.
A sala 3 é dedicada aos sectores dos serviços e alojamento. A área dos destinos internacionais e distribuição vai estar disponível no Pavilhão 4.

Triângulo dos Açores promove oferta turística

Os seis municípios das ilhas do Faial, Pico e São Jorge estarão na maior feira do país para dar a conhecer os seus recursos turísticos sob o mote “Uma Viagem, Três Destinos”

Os municípios das ilhas do Faial, Pico e São Jorge, que formam o Triângulo dos Açores, estarão presentes no stand da Visit Azores na edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Horta (Faial), Lajes, Madalena, São Roque (Pico), Calheta e Velas (São Jorge) irão promover a sua oferta turística complementar, que assume um papel de destaque no contexto global do destino Açores.
Os seis municípios compõem a Associação de Municípios do Triângulo (AMT), entidade responsável pela dinamização do desenvolvimento económico e sociocultural das ilhas do Triângulo.
Natureza intocada – com a montanha do Pico, as fajãs de São Jorge, reserva da biosfera, e a caldeira do Faial em destaque –, desportos aquáticos, trilhos, parques naturais e vida marinha são apenas alguns dos recursos mais notáveis destes destinos, sem esquecer a cultura da baleação, a cultura da vinha e a gastronomia ímpar.
“A grande proximidade entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge reflecte-se em afinidade cultural e em facilidade de ligação. No entanto, em cada ilha e em cada município os visitantes encontram recursos e experiências diferentes. Isto resulta num produto turístico particular no contexto dos Açores, que permite vivenciar três destinos diferenciados numa só visita”, refere Luis Silveira, Presidente da Associação de Municípios do Triângulo.
Durante a BTL 2024, os municípios do Triângulo organizarão diversas iniciativas e apresentações. Todos os municípios farão a apresentação de festivais de Verão. O concelho das Lajes do Pico estará representado com um bote baleeiro, candidatura a Património Imaterial, além de degustação de produtos gastronómicos da ilha do Pico e sorteio.
O município da Horta estará na BTL com a degustação do Gin do Peter Café Sport, massa sovada e queijos da Cooperativa Agrícola dos Açores (Queijo Ilha Azul, Queijo Capelinhos e Queijo Modelo).
Velas de São Jorge vai apresentar-se na Bolsa de Turismo de Lisboa como o Município do Queijo.
Já o concelho da Madalena do Pico fará a apresentação “Madalena, um destino turístico de excelência” e apresentará o novo projecto “Roteiro das Adegas’, sorteio de momento musical.
O concelho da horta terá a 2 de Março a Corrida do no Parque das Nações, organizada pela Ultra Blue Island by Azores Train Run.
O município de São Roque do Pico fará a apresentação temática, vídeo promocional, sorteio, momento musical e degustação de produtos da ilha do Pico.
A Calheta de São Jorge vai apresentar-se na BTL como o Município Capital das Fajãs.

Edit Template
Notícias Recentes
“É urgente a necessidade de reduzir o número de utentes por Médico de Família”, diz Maria Teresa Albergaria
Jaime Oliveira foi um dos cinco açorianos que ao lado de Salgueiro Maia desceram de Santarém a Lisboa no dia 25 de Abril de 1974: “Tive medo…”
“Temos muita fé no Divino Espírito Santo”, afirmamos mordomos dos Remédios da Bretanha
Câmara de Ponta Delgada estuda solução para o trânsito na Alameda de Santa Teresa
19 medalhas de ouro, 19 de prata e 18 de bronze no Campeonato Regional das Profissões
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores