A Federação Agrícola dos Açores informa que devido às condições climatéricas adversas que ocorreram nos últimos meses nos Açores, em que elevada pluviosidade foi uma constante, “foi necessário encontrar uma solução para colmatar a falta de alimentos para o gado na Região, decorrente da escassez de forragens que se tem verificado”.
Desta forma e em consonância com o Governo dos Açores, foi ontem publicada uma portaria que prevê um apoio extraordinário de 10 cêntimos por quilo para São Miguel e Terceira e de 12 cêntimos para as restantes ilhas, à aquisição de concentrado fibroso até 5.500 toneladas.
Este apoio tem como objectivo alimentar o efectivo pecuário de todas as ilhas dos Açores. O limite para apoio “pode ser alterado, “consoante as necessidades alimentares do efectivo pecuário dos Açores”.
A Federação Agrícola dos Açores considera que “esta era uma medida de grande urgência que os agricultores necessitavam para colmatar as deficiências alimentares do seu efectivo pecuário.” Neste contexto, a Federação Agrícola dos Açores “assinala a importância da implementação desta portaria que irá, nesta altura difícil, permitir às explorações agropecuárias uma gestão mais equilibrada e eficiente”.