Edit Template

Universidade dos Açores abre pós-graduação em Ciências Jurídico-Forenses

A Universidade dos Açores vai abrir, pela primeira vez, duas pós-graduações na área científica de Direito, designadamente em Ciências Jurídico-Forenses. A primeira terá início a 5 de Abril e a segunda decorrerá no próximo ano lectivo. A pós-graduação, que será em regime pós-laboral, terá a duração de 100 horas, distribuídas por dez cadeiras diferentes, cada uma com a duração de 10 horas. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 4 de Março e estão limitadas a 40 vagas. Qualquer pessoa, detentora do grau de licenciatura, pode inscrever-se na pós-graduação, apesar de esta ser sobretudo direccionada a advogados, advogados-estagiários, solicitadores, magistrados, juristas, oficiais de justiça, quadros superiores das forças de segurança (PJ, PSP, GNR), dos serviços de estrangeiros e fronteiras e dos serviços prisionais.
As cadeiras serão leccionadas por um professor da Faculdade de Economia e Gestão e nove professores da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, nomeadamente Justiça Criminal, pelo professor Carlos Blanco de Morais; Arbitragem, por Elsa Oliveira; Contencioso Tributário, por Guilherme Martins; Relatório de Projecto, por José Noronha Rodrigues; Direito Processual Penal, por Paulo Mendes; Direito Processual Civil, por Pedro de Brito; Direito Processual do Trabalho, por Rui Carlos Pinho; Direito Contraordenacional, por Rui Soares Pereira; Linhas Gerais do Processo Penal, por Teresa Quintela de Brito e Contencioso Administrativo, por Vasco Pereira da Silva.
Os responsáveis pela coordenação científica são Paulo de Sousa Mendes, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e José Noronha Rodrigues, da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores. Em conjunto com Cláudia Madaleno constituem a coordenação executiva.
Os candidatos poderão obter financiamento para o pagamento das propinas, no valor de 2000 euros, através do programa Qualifica.Superior, do Programa de Recuperação e Resiliência. Esta pós-graduação surge na sequência de um protocolo de parceria entre a Universidade dos Açores (UAc), através da Faculdade de Economia e Gestão (FEG), e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). João Teixeira, Presidente da Faculdade de Economia de Gestão da Universidade dos Açores, afirmou que se encontram “a decorrer negociações com a FDUL que serão anunciadas posteriormente.”

F.F.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo destaca Marca Açores como uma ferramenta essencial na promoção dos produtos e serviços do arquipélago
Presidente do Governo reafirmou ao Almirante Gouveia e Melo os poderes autonómicos dos Açores na gestão do mar
Padre Duarte Melo e Leonor Anahory defendem que se deve aproveitar o saber dos mais velhos para ajudar a formar os mais novos
Dezenas de pessoas “com muita devoção pelo Espírito Santo” ajudaram nos preparativos das 13 mil sopas que serão servidas hoje no Campo de São Francisco
Cinco detidos no aeroporto de Ponta Delgada com documentos de identificação falsos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores