Edit Template

Anda&Fala desenvolveu 156 acções em 2023 para mais de seis mil pessoas nos Açores

A Anda&Fala – Associação Cultural divulgou o seu Relatório de Actividades referente ao ano de 2023, que está agora disponível para consulta pública.
O Relatório de Actividades da Anda&Fala reúne e organiza as acções desenvolvidas ao longo do ano no âmbito da actuação da Associação. Apresenta uma reflexão sobre o plano de trabalho e a execução das actividades, com o propósito de indicar novos caminhos e possibilidades futuras.
Em 2023, o Plano de Actividades e calendário da Anda&Fala passou a organizar-se em torno da programação do espaço vaga, num total de 156 acções que contaram com a participação directa de mais de 6 mil pessoas, e acompanha o processo de transição do Walk&Talk para um modelo bienal, com actividades focadas na investigação e pesquisa através de residências das equipas artísticas que irão integrar a próxima edição.
Actualmente, esses dois projectos nucleares articulam-se com programas transversais à sua actuação como o Programa de Públicos e Conhecimento (acções de mediação e envolvimento), o Programa de Residências Artísticas, a 5.ª edição do PARES – Programa de Apoio à Actividade Artística nos Açores, a 1.ª edição do Prémio nova vaga, a edição de Santa Maria da RARA – Residência de Artesanato da Região dos Açores, e o novo projcto de educação pela arte Transmalhar. São projectos autónomos, mas interdependentes, o que se traduz na intersecção de programas ou partilha de recursos. Em conjunto, constituem a estrutura base do Plano de Actividades da associação e terão continuidade (e evolução) ao longo do próximo quadriénio.
As duas chamadas a artistas/projectos, PARES e Prémio nova vaga, enquadram-se no plano de actividades e estratégia de advocacia cultural da Anda&Fala – Associação Cultural. Juntas, totalizam cerca de 20.000 euros de investimento directo no ecossistema artístico da região dos Açores, estimulando dinâmicas emergentes e sua autonomia, e aprofundando práticas artísticas e o diálogo entre artistas e agentes culturais.
Surge ainda o Transmalhar, um projecto-piloto de educação pela arte que explora, na ilha de São Miguel, a arte como acto cívico. Na sua 1ª edição, reúne jovens dos 12 aos 18 anos residentes em São Miguel com artistas/colectivos nacionais/internacionais e várias associações locais, promovendo a co-criação artística. O ano de 2023 incluiu ainda um intenso Programa de Residências Artísticas, com o objectivo de potenciar a criação inédita e experimental nos Açores. As actividades da associação desenvolveram-se em múltiplas geografias, através da produção e da participação em projectos e programas além arquipélago, e a Direcção Artística e outros elementos da equipa Anda&Fala participaram em vários encontros, seminários e conferências que ampliam a rede de relações e actividades da associação e dos seus projectos. Em 2023, a associação iniciou um novo ciclo de financiamento quadrienal 2023-2026 do Ministério da Cultura – Direcção Geral das Artes e viu crescer a sua equipa nuclear e a sua rede de colaborações através de um conjunto de projectos que potenciam a criação, a partilha de recursos e a capacitação de outros agentes. O Relatório de Atividades Anda&Fala 2023 pode ser consultado através do website da Associação, em www.andafala.org.

Edit Template
Notícias Recentes
Hospitais e Centros de Saúde dos Açores devem mais de 700 mil euros aos bombeiros pelo transporte não urgente de doentes
Nova carreira para os assistentes operacionais terá retroactivos, mas há processos que continuam por concluir
Universidade dos Açores acolhe a exposição “Frágil & Resiliente” até final de Maio
“Através do desporto, podemos promover turisticamente a Região e o Clube União Micaelense tem feito isso com excelência” afirma
Ex-Presidente do HDES defende-se e diz que “não fazia nem rasurava” as actas do conselho de administração do hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores