Edit Template

Partido Socialista aposta em apoios ao Ensino e Habitação para os mais jovens

O PS Açores inaugurou oficialmente o período de campanha para as eleições legislativas do próximo dia 10 de Março de “olhos postos no futuro” com um almoço entre jovens, em São Miguel. O acesso ao ensino e a habitação foram dois dos principais temas que estiveram em cima da mesa.
“Queremos continuar a missão de garantir condições para que os jovens cresçam e lutem por um futuro que corresponda às suas ambições, aprofundando medidas implementadas e tornando-as mais justas e abrangentes”, referiu Francisco César. O cabeça de lista do PS Açores às eleições para a Assembleia da República deu exemplos de medidas concretas que o projecto liderado por Pedro Nuno Santos propõe: “o IRS Jovem, que se traduz na isenção de pagamento de IRS no primeiro ano de trabalho e reduções graduais nos primeiros quatro anos”. A medida aplica-se actualmente apenas a quem conclua o ensino superior, mas o Partido Socialista quer estendê-la a todos os que entrem no mercado de trabalho, independentemente do seu grau de escolaridade.
Há também propostas específicas para o Ensino Superior, desde já com o reforço do investimento nas Instituições. Neste aspecto, o PS Açores sublinha a importância de continuar a seguir a linha da anterior legislatura, com a aplicação de apoios diferenciados à Universidade dos Açores, dada a sua condição ultraperiférica.
De particular importância para os Açorianos é também a proposta de alargar o apoio ao alojamento a estudantes deslocados, não só através do aumento no valor actualmente atribuído mas também no reforço de lugares em residências. “Estamos a fazer o maior investimento de sempre em residências universitárias. No final de 2026, irão provavelmente duplicar, passando a existir 30 mil camas no país”, prevê Francisco César, acrescentando que o objectivo é tornar estes lugares acessíveis a mais estudantes com uma mudança de critérios. “Para ter acesso às residências, passa a ser suficiente ser estudante deslocado, independentemente de receber ou não bolsa de estudo ou apoios sociais”, explica.
Abrindo as portas à habitação, o Partido Socialista quer também apoiar os jovens que queiram adquirir a sua primeira casa, com o Estado a ceder uma garantia nos créditos à habitação contornando, assim, aquele que é um dos maiores entraves para dar este primeiro passo.

PS quer Lusa gratuita

A Rádio Atlântida, em São Miguel, foi, entretanto, palco para o encontro entre socialistas e radialistas ontem de manhã. Os candidatos socialistas ouviram as preocupações de quem trabalha no sector e reconheceram a importância de o Estado continuar a investir a vários níveis, destacando “a importância de olhar de forma diferenciada para os órgãos de comunicação social locais”. O PS tem nos seus planos para os próximos quatro anos propostas que “procuram dar resposta às preocupações do sector, nomeadamente as relacionadas com as recentes alterações à Lei da Rádio. Apesar de ter sido revista recentemente, estamos disponíveis para rever a lei para que os órgãos de comunicação social, sobretudo as rádios locais, tenham a possibilidade de ter um quadro de incentivos que lhes seja mais favorável”, declara o cabeça de lista pelo círculo eleitoral dos Açores”.
O Partido Socialista “foi o único” a ver uma proposta sua aprovada no Orçamento de Estado para 2024 “no sentido de reforçar os incentivos do Estado à comunicação social, caminho este que quer continuar a seguir, tendo especialmente em vista a modernização de meios digitais e tecnológicos. Propõe também tornar gratuito o acesso aos serviços da Lusa – Agência de Notícias de Portugal para todos os órgãos de comunicação social, algo que “pode vir a beneficiar sobretudo os pequenos órgãos de comunicação social local”. Em sintonia com as reivindicações, o PS quer também fazer a revisão de algumas matérias, como o pagamento dos direitos de autor, distribuição de publicidade institucional e direitos de antena.

Edit Template
Notícias Recentes
Hospitais e Centros de Saúde dos Açores devem mais de 700 mil euros aos bombeiros pelo transporte não urgente de doentes
Nova carreira para os assistentes operacionais terá retroactivos, mas há processos que continuam por concluir
Universidade dos Açores acolhe a exposição “Frágil & Resiliente” até final de Maio
“Através do desporto, podemos promover turisticamente a Região e o Clube União Micaelense tem feito isso com excelência” afirma
Ex-Presidente do HDES defende-se e diz que “não fazia nem rasurava” as actas do conselho de administração do hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores