Edit Template

Tempo gasto diante dos ecrãs

Estudos recentes mostram que crianças e adolescentes passam cada vez mais tempo diante dos ecrãs, seja em dispositivos móveis, computadores, tablets ou televisões.
Esse tempo pode ter várias consequências, como impactos na saúde mental, no desempenho académico e na sua segurança, dado que as redes sociais se têm tornado cada vez mais presentes na vida das pessoas de todas as idades, incluindo idosos e crianças.
Embora essas plataformas ofereçam uma série de vantagens e benefícios para todas as faixas etárias, elas contribuem para nos afastam- uns dos outros e nos tornam mais solitários, o que, à partida seria lógico pensar que pessoas interajam independentemente do horário e distância fazê-las unirem-se, mas pelo contrário não é isto o que está a acontecer nos últimos anos.
Sim, as redes sociais têm desempenhado um papel significativo na transformação do mundo contemporâneo, e esta capacidade de comunicação rápida transcendeu facilmente barreiras geográficas, culturais e linguísticas, e possibilita uma interação que há bem pouco tempo julgávamos impossíveis.
De facto, as redes sociais alteraram por completo as comunicações, proporcionando uma variedade de plataformas e formatos para as pessoas se expressarem. De posts simples a vídeos ao vivo, as redes sociais oferecem uma gama diversificada de maneiras de partilhar informações, ideias e opiniões de forma rápida e fácil.
Como tal, têm sido uma ferramenta poderosa que ganham destaque e mobilizam instantaneamente massas humanas ao redor de causas em que as pessoas aderem a manifestações informais que ganham força nas ruas e provocam mudanças significativas na sociedade.
Como ferramenta educacional poderosa para as crianças, oferecem com grande facilidade o acesso a conteúdos formativos e atividades interativas de todo o tipo de informação que complementam e revolucionam a aprendizagem tradicional que até agora era prática corrente nos estabelecimentos de ensino, bem como ajudam as crianças a desenvolver habilidades sociais importantes, como interagir com colegas online, o que pode ensinar-lhes a importância do respeito mútuo e da cooperação.
Por outro lado, as crianças podem aprender facilmente a expressar sua criatividade através da partilha da música, vídeos e escrita e ajudá-las a descobrir e desenvolver os seus talentos, comunicando com pessoas de diferentes culturas e origens ao redor do mundo, e são uma belíssima oportunidade de desenvolver uma compreensão mais ampla e uma apreciação pela diversidade cultural e pela globalização.
Se as redes sociais oferecem todos estes benefícios, também há que ter a consciência do seu impacto na dependência tecnológica e no cyberbulling,incluindo preocupações em variadíssimas questões como ansiedade e depressão, pelo que é importante abordar estes assuntos e promover o uso saudável das redes sociais.
Por outro lado, é uma oportunidade para os idosos se contatarem com amigos, familiares e até mesmo fazerem novas amizades. Isso é especialmente importante para aqueles que se encontram fisicamente limitados ou que vivem longe dos seus familiares.
Tudo isto permite que os idosos se mantenham atualizados com as notíciase eventos, o que pode ser especialmente útil para aqueles com dificuldade em aceder a outras fontes de informação, como jornais ou revistas.
Neste período eleitoral, as redes sociais têm desempenhado um papel cada vez mais importante, influenciando mesmo a campanha eleitoral, com uma forte influência nos indecisos sendo usadas por todos os Partidos para mobilizar eleitores e partilhar informações políticas e até mesmo para propaganda e desinformação.
As redes sociais têm sido uma força transformadora em muitos aspectos da vida contemporânea, moldando a forma como nos comunicamos, nos organizamos, consumimos informações e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Ainda estamos começando a entender o impacto que as redes sociais causaram ao longo do tempo em nossa sociedade.
Este artigo não foi escrito para fazer você se afastar delas, mas para que você possa refletir sobre o como está utilizando as redes sociais e que passe, a partir de hoje, a refletir melhor sobre o tema e os seus efeitos.

António Pedro Costa

Edit Template
Notícias Recentes
Ribeira Chã vai receber 9ª edição do Festival da Malassada
Abastecimento das Flores e do Corvo retomado a meio da semana
Açores é o único local de Portugal entre os 25 melhores lugares para visitar em 2025, de acordo com a BBC
‘O uso indevido de medicamentos opioides é uma preocupação crescente nos Açores’, afirma Pedro Fins
Programa de estágios curriculares alargado a todos os anos dos cursos profissionais de nível IV
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores