Edit Template

“É fácil abrir um negócio mas manter é que é mais difícil…”

Emiliana Cabral, cabeleireira e esteticista no Sol Mar Avenida Center

Emiliana Cabral, Cabeleireiros Unipessoal, Lda., no Sol Mar Avenida Center, Loja 128, é um negócio de Emiliana Cabral.
Com 30 anos de idade, a nossa entrevistada decidiu apostar no seu próprio negócio, depois de ter exercido actividade remunerada num local que era de uma outra profissional do ramo, no concelho da Ribeira Grande.
No Sol Mar Avenida Center, abriu o salão em Novembro de 2022. “Esta tem sido uma experiência diferente daquela que estava habituada, porque anteriormente tinha estado na Ribeira Grande e na Ribeira Seca”, precisou.
Desde os 14 anos de idade, que Emiliana Cabral sabia que queria ser cabeleireira. Inclusivamente, acha que “qualquer cabeleireira acalenta o sonho de poder abrir o seu próprio espaço”.
Na Ribeira Grande esteve dois anos até ao início da pandemia da covid-19, surgindo a seguir a hipótese de poder exercer a profissão na Ribeira Seca, onde também esteve durante dois anos.

“Persistir é fundamental
para alcançar os objectivos”

No entretanto, e por contra de outrem, teve uma experiência que não correu muito bem, igualmente no Sol Mar Avenida Center e então decidiu abrir o seu próprio negócio, porque desistir é uma palavra que não cabe no seu dicionário. “É fácil abrir um negócio mas manter é que é mais difícil. No entanto, tendo em conta a localização, no centro de Ponta Delgada, quis arriscar e se não tentasse não saberia se iria correr bem ou não, mas quando gostamos o que fazemos, cada esforço e desafios se tornam valiosos. Persistir é fundamental para alcançar os objectivos”.
No Salão, para além de Emiliana Cabral, Sandra Pacheco é a esteticista de serviço.
O atendimento é por marcação, porque “as pessoas têm as suas vidas e normalmente não querem perder muito tempo. No entanto, e sempre que puder e tiver alguma hora livre, se aparecer alguém sem marcação atendo na mesma”.
No Verão, o número de clientes aumenta em comparação com o período actual.
O horário de funcionamento, de Terça-feira a Sábado, é das 09h00 às 18h00. Domingo e Segunda-feira são dias de descanso, incluindo os feriados também.

“É essencial acompanhar as tendências”

Emiliana Cabral tirou o curso de cabeleireiro e estética na Forcabe, relevando, que “quem trabalha na área de cabeleireiro deve estar sempre actualizado. É essencial acompanhar as tendências, técnicas e novidades do sector para oferecer um serviço de qualidade aos clientes”.
“Um cliente satisfeito com um bom serviço regressa sempre”, entende, para acrescentar, que “o boca a boca é uma das formas mais poderosas de publicidade”.
De qualquer, também valida, que “as redes sociais desempenham um papel importante no quotidiano dos cabeleireiros, pois é onde permitem que mostrem os seus trabalhos, compartilhem todos de cortes ou penteados, atraindo potenciais clientes”. Assim, Emiliana Cabral surge tanto no Facebook como no Instagram.
Não raras vezes, também penteia noivas e madrinhas, mas também faz serviço ao domicílio, em dias e horas previamente acertadas com os respectivos clientes.

Curso de design de moda antes
da formação de cabeleireiro e estética

Natural da vila de Rabo de Peixe, Emiliana Cabral tirou o curso de design de moda, na Escola Profissional da Ribeira Grande, onde obteve a equivalência do 12.º ano de escolaridade, antes da formação de cabeleireiro e estética obtida na Forcabe.
No que toca a objectivos futuros, embora reconheça que se trata de um tempo desconhecido, “anseia ter cada vez mais clientes”.
E porque gosta daquilo que faz, teve de morar em definitivo para Ponta Delgada, porque assim fica mais perto do trabalho.
Por outro lado, reconhece, que não lhe sobra muito tempo para fazer outras coisas que gosta, mas diz, que “isso é o menos importante”, porque a sua “maior motivação é ver um sorriso no final de cada corte ou penteado e só isso é bastante gratificante, mas também ver, que quando regressam é sinal, que gostam daquilo que fazemos e só isso é uma motivação extra”.
O Salão Emiliana Cabral não é só exclusivamente para senhoras; homens também ali vão.
Já agora, diga-se que estão abertas as inscrições para um workshop de maquilhagem a realizar em Março. Vão ser abordados os seguintes temas: limpeza e preparação da pele, maquilhagem de dia a dia, maquilhagem de noite/festa e maquilhagem artística.
As inscrições decorrem até ao dia 20 de Março, sendo que o workshop decorrerá nos dias 24 e 25 de Março (Domingo e Segunda-feira).

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
Mulheres em situação de sem-abrigo em São Miguel estão “em profundo sofrimento psicológico pela situação em que vivem”
Sónia Melo distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria chef privada
“O folclore é sempre o parente mais pobre da cultura”, afirma Filomena Loura, Presidente do Grupo Folclórico da Lomba do Cavaleiro
Tem crescido o número de caravelas-portuguesas avistadas nas zonas balneares do continente e Açores
Comunidade açoriana de Rhode Island apela a David Neeleman para a Breeze Airways fazer voos directos para os Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores