Edit Template

Aprovada proposta do IL para reforço de segurançaem Ponta Delgada para combater toxicodependência

A Deputada da Iniciativa Liberal na Assembleia Municipal de Ponta Delgada, Alexandra Cunha, viu, na Terça-feira, ser aprovada, por larga maioria, uma proposta de recomendação à Câmara Municipal para o “reforço do policiamento na zona oeste da cidade de Ponta Delgada”, visando mitigar os problemas associados ao consumo de substâncias psicoactivas.
Contando apenas com um voto contra do BE e outro de um Deputado do PSD na Assembleia Municipal pontadelgadense, a proposta liberal visa “o reforço do policiamento municipal”, um reforço de pedido à PSP “para a presença de mais agentes nas ruas de Ponta Delgada” e que “a Câmara Municipal articule, com as restantes entidades envolvidas no processo de prevenção e combate às dependências, a criação de uma sala de consumos assistidos/vigiados, de forma a garantir dignidade, segurança e salubridade dos consumidores”.
Segundo Alexandra Cunha, esta sala de consumos assistidos/vigiados tem por “objectivo evitar o consumo em espaços públicos e ao mesmo tempo diminuir o risco para os consumidores, bem como algum conforto e dignidade, podendo haver também a possibilidade de realizar tarefas de higiene, convívio e apoio psicossocial” para os toxicodependentes.
Em causa, explicou a eleita liberal, está “a problemática das drogas sintéticas e o aumento do consumo destas novas substâncias psicoactivas na Região e, em particular, na cidade de Ponta Delgada”, existindo focos especialmente localizados “na Rua de Lisboa e ruas perpendiculares, Avenida Roberto Ivens, Campo de S. Francisco e Jardim Sena Freitas”.
“Sabendo-se que o consumo de drogas sintéticas nos Açores é maior do que no resto do País, o que traz para a Região um desafio difícil para a estratégia de combate a este flagelo, que atinge vários quadrantes da nossa sociedade, com consequências devastadoras para os consumidores, suas famílias e comunidades onde estão inseridos” e que, “nos últimos tempos, temos assistido nas ruas da cidade de Ponta Delgada a um aumento do consumo de drogas sintéticas na via pública, à vista de todos, assim como pessoas sob o efeito destas substâncias, demonstrando uma total degradação humana”, a IL entende que é preciso agir.
Considerando que “estas situações têm influência para quem vive, trabalha, estuda ou usufrui dos espaços e serviços de Ponta Delgada”, frisa Alexandra Cunha, e tendo em conta que “nas imediações de determinadas escolas do Concelho é frequente vermos indivíduos a consumir e a vender drogas, sem qualquer problema ou pudor, passando uma imagem de normalidade em relação a este processo”, o reforço do policiamento é essencial ao combate à problemática.
Para a Deputada Municipal da IL “a presença dos meios de Segurança Pública e da Polícia Municipal constituem um factor dissuasor do tráfico e consumo, sobretudo nas proximidades dos principais centros de venda das referidas substâncias, como é o caso do balneário municipal, na Avenida Roberto Ivens, actualmente designado, no meio, como ‘shopping das drogas sintéticas’”.
Neste sentido, a Representação Municipal da Iniciativa Liberal apresentou à Câmara Municipal recomendações, no sentido de “reforçar do policiamento municipal na zona oeste da cidade de Ponta Delgada, nomeadamente Rua de Lisboa e ruas perpendiculares a esta, Avenida Roberto Ivens, Campo de S. Francisco e Jardim Sena Freitas”; “Reforçar os pedidos, junto da Polícia de Segurança Pública, para a presença de mais agentes nas ruas de Ponta Delgada”.
Pretende também que “a Câmara Municipal articule, com as restantes entidades envolvidas no processo de prevenção e combate às dependências, a criação de uma sala de consumos assistidos/vigiados, de forma a garantir dignidade, segurança e salubridade dos consumidores”.

Edit Template
Notícias Recentes
II edição do “Associativismo Talks”a 30 de Abril na Ribeira Grande
Talentoso artista nacional NOBLE vai actuar na Lagoa a 10 de Maio
Nove mil toneladas de produtos no valor de17 milhões de euros vendidos às superfícies comerciais Continente em 2024
Formandos da Eftazores no Desarma do hotel ‘The Views Vaia’, no Funchal
Liberdade de expressão e notícias falsas em debate por Juízes em Ponta Delgada no dia 6 de Junho
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores