O deputado do Chega Açores, José Paulo Sousa, denunciou ontem a falta de escoamento de cerca de uma tonelada de pescado que está armazenada na lota de Santa Cruz das Flores, por falta de capacidade de carga da SATA.
Uma situação que “não é nova e que tem causado diversos constrangimentos aos pescadores florentinos, que se vêem impedidos de receber justamente pelo seu trabalho. A situação é grave uma vez que o pescado armazenado perde valor, o que acaba por se reflectir num valor mais baixo pago aos armadores nas vendas em lota seguintes, causando elevadas perdas de rendimentos dos armadores e pescadores”, refere o deputado.
José Paulo Sousa “lamentou” a situação e acredita que será “um mau presságio para a época alta que se aproxima nos próximos meses, em que os voos estão lotados, diminuindo drasticamente a capacidade de carga de mercadorias, como o pescado”.
José Paulo Sousa, que recebeu a denúncia de pescadores e armadores florentinos, classificou como “angustiante” ver a situação dos pescadores “por falta de capacidade nos voos da SATA”.