A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em colaboração com as Juntas de Freguesia do Livramento e de Santa Clara, está a proceder à limpeza e valorização das fortalezas de São Caetano e de Santa Clara, respectivamente.
Esta iniciativa insere-se no compromisso contínuo da Autarquia ao nível da história e preservação do património, visando não só a sua defesa como valorização perante a educação das novas gerações, assim como promoção turística do concelho. Paralelamente, numa importante colaboração com a Direcção Regional dos Assuntos Culturais, esta iniciativa permitirá também a realização de um levantamento tridimensional deste edificado visando a sua salvaguarda futura, entre mais acções.
Para o vereador que tutela a área da cultura da Câmara Municipal, Sérgio Rezendes, “esta ação enquadra-se numa estratégia autárquica de integração e valorização de Ponta Delgada nas rotas de turismo militar, ao nível nacional e internacional, dada a história ímpar do nosso arquipélago e da nossa cidade, que em conjunto com as suas praias, abrangiam 12 fortalezas e uma vasta muralha para as tropas milicianas”.
Mantendo a sua aposta a nível turístico e educacional, a Câmara Municipal de Ponta Delgada irá no futuro e em parceria com a Direcção Regional dos Assuntos Culturais, permitir o acesso a estas ferramentas digitais, através de sinalética e QR code, a instalar junto aos fortes, no âmbito do ambicioso projecto de criação de roteiros digitais que está a ser desenvolvidos pela autarquia.
Recorde-se que, segundo Sérgio Rezendes, o referido “projecto municipal é o culminar de um processo vasto, gradual e laborioso, dividido em diferentes fases, a começar pela identificação e valorização do edificado assim como o levantamento da documentação que lhe dá autenticidade e veracidade, a incluir nos roteiros disponibilizados em site camarário e acessíveis por localização GPS e QR code, para, assim, a assegurar a viabilidade do património cultural espalhado pelas 24 freguesias do concelho”.