Edit Template

Janeiro foi um mês quente em São Miguel e Santa Maria

No mês de Janeiro o Anticiclone Subtropical do Atlântico Norte (ASAN) esteve em média centrado a E dos Açores e sobre o Estreito de Gibraltar.
O IPMA salienta, neste período, três períodos de tempo severo associadas à corrente perturbada de oeste: no período de 5 a 8, um vale frontal provocou precipitação no Grupo Ocidental.
No período de 10 a 15 de Janeiro, uma depressão cavada (tempestade Hipólito) provocou precipitação forte e vento forte (vento máximo registado na rede do IPMA e na rede hidrometeorológica dos Açores: 108 km/h (S. Miguel/Monte Escuro); 109 km/h (S. Miguel/Salga); 111 km/h (S. Miguel/Lagoa do Fogo); 115 km/h (S. Jorge/Pico do Alandroal); 122 km/h (Terceira/Santa Bárbara); 123 km/h (Pico/ Lombo do Cárcere); 139 km/h (S. Miguel/Pico dos Santos de Cima) e 212,4 km/h (Flores/Morro Alto).
Na sequência da passagem da tempestade Hipólito, um dos aerogeradores do Parque Eólico dos Graminhais em S. Miguel ficou gravemente danificado (segundo informação da EDA Renováveis, S.A.).
Noo período de 23 a 29 de Janeiro, uma superfície frontal fria seguida de um vale frontal, provocou precipitação forte, especialmente no grupo Oriental.
A temperatura da água do mar à superfície em Janeiro apresentou no inicio valores médios de 17 a 18°C (grupos Ocidental e Central) e 18 a 19°C (grupo Oriental), diminuindo gradualmente para 17°C e para 17 a 18°C no final do mês.
O campo da temperatura da superfície da água do mar na região dos Açores apresentou anomalias positivas até 0,8°C nos grupos Ocidental e Central e 0,8 a 1,6°C no Oriental (São Miguel e Santa Maria).
O estado do mar no mês de Janeiro caracterizou-se por ondas médias de 2 a 2,5 metros de noroeste nos grupos Ocidental e Central e de oeste no Grupo Oriental, passando gradualmente a nordeste a partir do dia 21.
Entre os dias 7 e 11, a altura significativa das ondas atingiu 4 a 5 metros no Grupo Ocidental e 3 a 4 metros nos grupos Central e Oriental.
Com excepção das estações do Corvo e Angra do Heroísmo, os desvios registados superaram o quarto quintil das respectivas distribuições, significando que Janeiro foi um mês muito chuvoso . O maior desvio relativo ocorreu em Santa Maria (252%) e o menor nas Flores (16 %).
Em termos de temperatura do ar, nas estações de S. Miguel e Santa Maria (ilhas do grupo Oriental), os desvios da temperatura superaram um desvio padrão das respectivas distribuições, significando que Janeiro foi um mês quente nestas ilhas.

Edit Template
Notícias Recentes
Idade da reforma na Região podevir a ser reduzida devido à menor esperança de vida dos açorianos
Escola Secundária Antero de Quental promove feira de arte jovem com workshops e venda de produtos feitos à mão
“A parte mais engraçada é a das atividades onde passamos tempo juntos e criamosmemórias”, afirma Mariana Pavão
“Natália era uma libertária no sentido de entender que o Estado não pode interferir na vida pessoal dos cidadãos”
“Desigualdade é barreira à inovação agrícola”, afirma André Franqueira Rodrigues
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores