Já tem data marcada a viagem enogastronómica a bordo de uma experiência 5 estrelas orientada pela tradição marítima açoriana e que tem esgotado rapidamente todos os anos.
A nova edição do Jantar Vínico Rotas Insulana de Navegação, organizada pelo Grand Hotel Açores Atlântico, no Balcony Restaurant, promete voltar a surpreender dia 23 de Março, com um menu exclusivo de assinatura do chef José Gala.
Inspirado nas histórias e tradições da Empresa Insulana de Navegação, o chef José Gala e o chefe de sala Acácio Oliveira convidam para esta 6.ª edição o produtor de vinhos António Maçanita, cuja ousadia, inquietação e paixão pelo vinho asseguram a elevação desta experiência a novos patamares.
António Maçanita, um enólogo com ascendência açoriana, que em muito foi responsável pelo desenvolvimento Vitivinícola dos Açores, e que tem ganho vários prémios pelo seu trabalho e pelos vinhos produzidos nas várias regiões de Portugal.
Em 2018, recebeu o Prémio Singularidade pela Revista Grandes Escolhas e foi eleito Enólogo do Ano pela Revista Vinhos, a qual, em 2020 distinguiu a Fita Preta (Alentejo) como Produtor do Ano. Mais recentemente, a Revista de Vinhos atribui o Prémio Projecto Revelação 2023 à Azores Wine Company, a qual entra também para a restrita lista das 100 Melhores Adegas do Mundo pela prestigiada revista norte-americana Wine & Spirits.
Em conjunto com o chefe de sala Acácio Oliveira, “grande especialista” em complementar os momentos de degustação com uma especial harmonização dos vinhos seleccionados, o Chef José Gala apresenta um menu recheado de surpresas gastronómicas, que irá desafiar e encantar os paladares mais exigentes. É um menu recheado de surpresas gustativas, muito conforto, arrojado e com produtos ímpares não só aqui da região, mas também de outras geografias”.
A Rota de 5 estrelas inicia-se no Pico e, levantando um pouco o véu, contaremos com Wagyu dos Açores, enguia fumada, salmonete, lavagante, porco bísaro, lagostim, amêijoa da fajã do Santo Cristo, túberas do Alentejo, nêveda e mais não posso dizer”, adianta o Chef Gala que garante que cada prato será uma obra-prima de sabor, textura e técnica.
O jantar no Grand Hotel Açores Atlântico será assim uma celebração dos 20 anos “fantásticos” da carreira de António Maçanita, com um misto de “emoções e celebrações entre a Gastronomia e vinhos magníficos!”
Os participantes podem contar com uma “viagem única de celebração e descoberta, de identidade e serviço de excelência, onde a gastronomia açoriana se funde com vinhos ousados e a hospitalidade 5 estrelas do Grand Hotel Açores Atlântico”.
O jantar é limitado a 60 participantes, tem início às 19h30 e o valor é de 85 euros por pessoa.