Edit Template

Câmara promove aproximação de lusodescendentes com Ponta Delgada

O Presidente do município, Pedro Nascimento Cabral, afirmou que quer “continuar a promover a aproximação dos nossos emigrantes e dos seus descendentes” à cidade de Ponta Delgada e deu nota da disponibilidade da autarquia para apoiar o Conselho de Liderança Luso-Americana dos Estados Unidos (PALCUS, na sigla em inglês) , que trará, em maio, mais de dez lusodescendentes de visita ao concelho, ao abrigo do programa Heritage Portugal.
“Queremos continuar a promover a aproximação dos nossos emigrantes e dos seus descendentes ao concelho. Apoiar o Palcus entronca nesse mesmo objectivo e é mais uma das formas que temos para fortificar laços com a diáspora”, disse o autarca.
Pedro Nascimento Cabral falava à saída de uma audiência de apresentação de cumprimentos com a Presidente do PALCUS, Katherine Soares, que teve lugar nos Paços do Concelho.
“Através do Heritage Portugal, alguns destes jovens vão poder conhecer o local onde os pais ou os avós viveram. Em Ponta Delgada, terão uma boa oportunidade para estarem em contacto com uma cidade com um património natural, imaterial e edificado riquíssimo, mas também cosmopolita, acolhedora, inclusiva e com visão de futuro”, destacou ainda o Presidente do município.
Refira-se que o Heritage Portugal permitirá a um grupo de jovens adultos luso-americanos, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, participar num programa de imersão de duas semanas em Portugal, dando lugar a seminários sobre história, cultura e língua, bem como a acções de formação sobre áreas como negócios, investimento, governo, saúde, e ensino. A Presidente do PALCUS deu, por isso, nota de que o foco da reunião incidiu sobre os termos em que “Ponta Delgada integrará a programação desta que será a primeira concretização e digressão do Heritage Portugal”.
“Queríamos muito integrar a Câmara Municipal de Ponta Delgada na nossa agenda oficial e com muito gosto recebemos da parte do Presidente Pedro Nascimento Cabral a confirmação de que nos receberia nos Paços do Concelho, provavelmente no dia 28 de Maio”, declarou a responsável.
Katherine Soares explicou que a comitiva do Heritage Portugal visitará o concelho de Ponta Delgada nos últimos três dias de viagem, num primeiro grande esforço para, junto de uma nova geração de lusodescentes, aprofundar o seu conhecimento “sobre o passado do país, o seu estado corrente, e que áreas estão a definir o seu desenvolvimento económico”.

Edit Template
Notícias Recentes
Assembleia Municipalde Ponta Delgada aprova o maior orçamento de sempre no valor de 96,4 milhões €
Empresários defendem que a taxa turística deve seraplicada pelos municípios de forma faseada
“Todos os nossos investimentos são sempre concretizados a pensar no futuro”
O maior problema nutricional dos Açores é oexcesso de peso e obesidade, beber refrigerantes e o baixo consumo de fruta, hortícolas e água
Conselho de Administração deixa a empresa pública ‘Ilhas de Valor’ a 31 de Dezembro
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores