Edit Template

Horta assinala dia 8 de Março com marcha pelos direitos das mulheres e exposição pela artista Saga

Os direitos da mulher estarão nas ruas da Horta amanhã. O colectivo informal Sem Capotes é o responsável pela organização de dois eventos públicos, com o objectivo de mobilizar a sociedade para a luta pelos direitos das mulheres.
A iniciativa insere-se na Greve Feminista Internacional e nos eventos nacionais que a Rede 8 Março organiza por todo o país (Aveiro, Barcelos, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Porto e Viseu são cidades já confirmadas).
A marcha terá início às 17h30 em Porto Pim e terminará no Largo do Infante com a leitura de manifesto, onde serão abordados temas como a violência doméstica, a violência sexual, a violência obstétrica, o assédio no espaço público e em contexto laboral, o sistema de justiça machista, a transfobia, a negação dos direitos sexuais e reprodutivos, o racismo e a xenofobia, entre muitas outras formas de violência de género que levam a que em 2024 continue a fazer sentido lutar pelos direitos das mulheres. Segundo o colectivo Sem Capotes e a Rede 8 de Março as desigualdades laborais que ainda persistem, a precariedade no trabalho, a falta de apoio à parentalidade, as frágeis condições de habitação, a pobreza e a desigual atribuição dos papéis de género continuam a ser uma realidade na sociedade portuguesa, penalizando as mulheres.
A exposição “Deixa-te de Pudiquices”, da artista plástica Helena Bulcão (Saga) terá a sua inauguração no mesmo dia, às 19h na Galeria Camarupa (Rua Conselheiro Medeiros, 21) é o resultado de um trabalho sobre como a sociedade continua a condicionar a relação das pessoas com os seus próprios corpos. A par da inauguração está prevista uma conversa sobre estes temas com o colectivo Sem Capotes.

Edit Template
Notícias Recentes
Ribeira Chã vai receber 9ª edição do Festival da Malassada
Abastecimento das Flores e do Corvo retomado a meio da semana
Açores é o único local de Portugal entre os 25 melhores lugares para visitar em 2025, de acordo com a BBC
‘O uso indevido de medicamentos opioides é uma preocupação crescente nos Açores’, afirma Pedro Fins
Programa de estágios curriculares alargado a todos os anos dos cursos profissionais de nível IV
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores