Edit Template

Açores arrecadaram duas importantes distinções na ITB Berlim 2024e destacam-se na Europa

A World Travel Awards elegeu os Açores como o ‘Melhor Destino de Turismo de Aventura da Europa 2024’, e a Green Destinations atribuiu à Região o galardão ‘Quality Coast’, premiando a qualidade ambiental costeira com vista a um turismo sustentável.
Estes galardões foram entregues à Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, representada pela Directora Regional do Turismo, Rosa Costa, no decorrer da maior feira de turismo da Europa e uma das maiores do mundo, a ITB Berlim 2024, que permitiu aos Açores uma forte exposição perante centenas de profissionais de turismo.
A participação na ITB Berlim 2024, segundo Berta Cabral, revela-se todos os anos de extrema importância para a notoriedade internacional da Região como destino turístico de eleição, e este ano, com estas duas distinções, foi um “verdadeiro sucesso” para abrilhantar a imagem externa dos Açores.
Referindo-se ao primeiro certificado, a governante lembra que, em 2023, os Açores foram classificados, pelo World Travel Awards, como o “Melhor Destino de Aventura do Mundo”, depois de três anos consecutivos como o “Melhor Destino de Aventura da Europa” (2020, 2021 e 2022), “o que prestigiou muito a Região”, e esta nova distinção “valida o trabalho que se tem desenvolvido para colocar a Região nos mais altos patamares do turismo a nível mundial como um destino único, todo o ano e em todas as ilhas”.
“O turismo de aventura, pela sua diversidade e tipologia, é dos tipos de turismo que mais pode contribuir para a mitigação da sazonalidade e para a valorização de todo o território, por isso este crescente reconhecimento dos Açores como destino de aventura ajudará muito na consolidação da Região como destino de todo o ano”, explica Berta Cabral.
Nos últimos quatro anos, a Região tem vindo a ganhar cada vez mais prestígio e, refere a Secretária Regional, “vê consolidada a sua posição única a nível mundial no turismo de aventura e de natureza”.
“Somos um paraíso único no mundo, capaz de proporcionar experiências inesquecíveis, com a vantagem de termos nove ilhas onde a visita é sempre diferente”, prosseguiu.
Afirmando que o Governo dos Açores vai continuar a apostar forte na promoção dos Açores como o melhor destino de aventura da Europa e do Mundo para, desta forma, reforçar ainda mais a procura e a oferta na chamada época baixa, Berta Cabral destaca o facto de serem cada vez mais as iniciativas que se realizam um pouco por todas as ilhas, as quais “evidenciam o potencial e a importância do turismo de natureza e de aventura para os Açores enquanto destino de eleição para a criação de mais valor económico e, por conseguinte, para o bem-estar das populações”.
A governante sublinha, entretanto, que o PEMTA (Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores) “identifica claramente o turismo de natureza, numa óptica sustentável, como a grande prioridade, onde toda a componente activa, de aventura e desportiva tem uma relevância fundamental para a experiência”.

Desafio de fomentar uma gestão responsável

Relativamente ao certificado atribuído de ‘Quality Coast’, que desafia os destinos a fomentarem uma gestão responsável, assente na sustentabilidade do turismo, Berta Cabral defende que a distinção “legitima a evolução positiva e consolidada do trabalho para que o sector seja orientado por boas práticas de sustentabilidade, reforçando igualmente o posicionamento e a liderança da Região neste domínio”.
No âmbito do programa ‘Qualty Coast’, destinos como os Açores comprometem-se a integrar um sistema de gestão sustentável, sob auditoria externa de desempenho e progresso, de dois em dois anos, enquanto recebem sugestões de melhoria. Este galardão destina-se sobretudo a destinos à beira-mar, com especial atenção às margens, gestão de praias e qualidade das águas balneares.
Sinalizando a sustentabilidade como o pilar central da estratégia de desenvolvimento turístico da Região, Berta Cabral reforça a ideia de que o turismo, pela sua transversalidade, se apresenta, cada vez mais, como “a alavanca da economia regional”, sendo “muito importante haver uma conjugação de esforços para manter a sustentabilidade do destino e criar novas propostas de valor para a sua diferenciação”.
“Os Açores são um destino de excelência todo o ano e com experiências muito diversificadas e ricas. Temos um clima ameno, muito apelativo à generalidade dos mercados emissores. Temos maravilhas naturais que podem ser desfrutadas em qualquer altura do ano e que no Inverno até têm um misticismo especial, como os trilhos pedestres, o birdwatching ou o canyoning. Da mesma maneira que conjugar estas actividades com, por exemplo, banhos termais quentes cria experiências fabulosas em dias mais frios”, concluiu.
Nos critérios definidos pela Green Destinations, a Região obteve um nível de cumprimento de 97,3% dos indicadores de sustentabilidade em análise, nomeadamente: Caraterísticas do Destino; Gestão do Destino; Natureza & Paisagem; Meio Ambiente & Clima; Cultura e & Tradição; Bem-estar Social; e Negócios & Comunicação.
A Green Destinations, organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis, tem sede na Holanda e apoia mais de 200 destinos em 60 países na promoção do turismo responsável, tendo por base princípios globalmente reconhecidos e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Edit Template
Notícias Recentes
Hospitais e Centros de Saúde dos Açores devem mais de 700 mil euros aos bombeiros pelo transporte não urgente de doentes
Nova carreira para os assistentes operacionais terá retroactivos, mas há processos que continuam por concluir
Universidade dos Açores acolhe a exposição “Frágil & Resiliente” até final de Maio
“Através do desporto, podemos promover turisticamente a Região e o Clube União Micaelense tem feito isso com excelência” afirma
Ex-Presidente do HDES defende-se e diz que “não fazia nem rasurava” as actas do conselho de administração do hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores