Edit Template

CNE prepara comemorações dos 100 anos em São Miguel no próximo ano

“Desbravar o futuro juntos?” é a interpelação que os Escuteiros do CNE colocam como ponto de partida para o VI INDABA açoriano, que se realiza em São Miguel, na Escola Secundária da Lagoa, entre 22 e 24 de Março.
“INDABA” é uma palavra zulu que significa “reunião de chefes”. E o que os chefes regionais do CNE vão fazer é discutir propostas para o futuro.
“Lançamos este ano o início das celebrações do centenário com o VI INDABA AÇORES que pretende ser um espaço de reflexão, discussão e debate de ideias e estratégias futuras sobre diversos temas aplicados ao CNE”, afirma uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“Passados 100 anos, é inegável que o Mundo de hoje está diferente. Os actuais desafios que o CNE e a própria sociedade enfrentam e as problemáticas às quais se propõem dar resposta, embora assentes em bases semelhantes, adquirem agora novas nuances. São justamente estas nuances que nos levam a olhar para o passado, para que a partir dele reflitamos sobre o presente e nos proponhamos a edificar pontes para o futuro” refere a nota.
“Estruturar um momento de reflexão e discussão entre os dirigentes, procurando chegar a todos os seus associados, independentemente da ilha em que desempenham a sua missão” constitui um desafio.
O “impacto do Escutismo e do CNE na sociedade açoriana e nas comunidades locais de pequena dimensão, considerando o presente e o futuro da associação na Região” são alguns dos desafios a par de uma reflexão sobre o “Empoderamento juvenil: a Educação não formal como ferramenta de desenvolvimento”.
Ao todo serão 15 intervenientes em painel a acrescentar dois momentos de oficina sobre “Afectividade/Assertividade na comunicação, Sustentabilidade, Apoios financeiros e sustentabilidade dos agrupamentos ; O valor do Imaginário na atividade Escutista e a Dimensão Internacional das Atividades Escutistas”.
Haverá ainda 5 oficinas temáticas: “Animação e vivencia da fé; Prevenção e segurança nas actividades; Gestão e planeamento ao nível do Agrupamento; Diversidade e Inclusão no CNE – O valor da diferença e Ferramentas pedagógicas e recursos educativos”.
Juntos na aventura é o desafio do CNE que acaba de completar 100 anos a nível nacional e se prepara para completar o seu primeiro século de existência nos Açores no próximo ano.

Edit Template
Notícias Recentes
Deputado do Chega confessou furtos de malas e é arguido e CHEGA Açores mantem confiança no parlamentar
“Acreditamos que o verdadeiro sucesso não está apenas nos resultados clínicos, mas na forma como esses resultados transformam vidas”
Acordo de Geminação entre Rabo de Peixe e Câmara de Lobos: Uma aliança importante para estas zonas piscatórias
5.ª prova da Liga Karate amanhã no Municipal Carlos Silveira
Mais uma segunda parte de arromba do União Sportiva
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores